Química aplicada à investigação criminal: caso de sala de aula em uma perspectiva lúdica e criativa no itinerário de medicina do novo ensino médio

Authors

  • Márcio Eustáquio Pereira da Silva
  • Carolina Rodrigues Santos
  • Raphael Portes Gusmão
  • Giovanna Carina de Oliveira
  • Lucca Fabrini Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv9n10-028

Keywords:

cromatografia improvisada, investigação criminal, itinerário formativo, simulação criminal

Abstract

A proposta do Novo Ensino Médio permite novas perspectivas de aprofundamento dos conhecimentos de ciências da natureza, pois divide essa etapa da educação em Formação Geral e Itinerários Formativos. Dessa forma, os itinerários apresentam-se como possibilidade de aprofundamento das respectivas áreas de interesse do aluno. Nesse sentido, o presente trabalho demonstra atividades experimentais de investigação criminal relacionadas à cromatografia em papel e investigação de digitais presentes em cena de crime simulado como aprofundamento em química no Itinerário de Ciências da Natureza. As atividades experimentais mostraram-se altamente lúdicas e atrativas para os estudantes, despertando o interesse e atenção nesse processo de ensino/aprendizado.

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SILVA; Márcio Eustáquio Pereira da, SANTOS; Carolina Rodrigues, GUSMÃO; Raphael Portes, OLIVEIRA; Giovanna Carina de, FERNANDES; Lucca Fabrini. QUÍMICA APLICADA À INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO ITINERÁRIO DE MEDICINA DO NOVO ENSINO MÉDIO: CASO DE SALA DE AULA EM UMA PERSPECTIVA LÚDICA E CRIATIVA. Anais do V Congresso Online Nacional de Química, 1ª edição, de 27/03/2023 a 30/03/2023.

DOI: 10.54265/HQQG5730

Published

2023-10-04

How to Cite

da Silva, M. E. P., Santos, C. R., Gusmão, R. P., de Oliveira, G. C., & Fernandes, L. F. (2023). Química aplicada à investigação criminal: caso de sala de aula em uma perspectiva lúdica e criativa no itinerário de medicina do novo ensino médio. Brazilian Journal of Development, 9(10), 27851–27857. https://doi.org/10.34117/bjdv9n10-028

Issue

Section

Original Papers