Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us

Authors

  • Marília Alana Costa de Jesus
  • Renato Santos Araujo
  • Deise Miranda Vianna

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29967

Keywords:

Formação de professores, Ensino Superior, Licenciatura em Ciências

Abstract

Os concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais.

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Published

2021-06-07

How to Cite

Jesus, M. A. C. de, Araujo, R. S., & Vianna, D. M. (2021). Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us. Brazilian Journal of Development, 7(5), 49728–49745. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29967

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Section

Original Papers