A terminologia utilizada para nomear aplicações de tinta em pinturas de cavalete tratadas e a problemática relacionada / The terminology used to name ink applications in treated easel paintings and the related problem
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-632Keywords:
Conservação-restauração, Pintura de cavalete, Terminologia, Reintegração cromática.Abstract
O presente artigo discute a terminologia associada a uma das últimas e eventuais etapas empreendidas no tratamento conservativo-restaurativo de pinturas de cavalete, e seu objetivo seria mitigar as interferências estéticas decorrentes da perda de seções da camada pictórica. A compilação e a análise crítica dos termos utilizados para a nomeação dos procedimentos de aplicação de tintas em obras dessa tipologia são nossos objetivos, que foram logrados através do cotejamento das expressões apresentadas pela literatura de referência – analisadas, também, a partir da etimologia e dos significados lexicais dos vocábulos. Como resultado, propomos um glossário objetivo, que visa a mitigar possíveis inconsistências terminológicas e eventuais resultados teórico-práticos negativos delas decorrentes e, dessa forma, beneficiar a dispersão e a expansão de trabalhos da área.
References
BAILÃO, Ana Maria dos Santos. Terminologia associada à conservação e restauro de pintura. Conservar Património, Lisboa, vol. 18, 2013, p. 55-62.
BAILÃO, Ana Maria dos Santos. Application of a Methodology for Retouching – a Case Study of a Contemporary Painting. EGG-1 2010. Horizons: CeROArt – Conservation, Exposition, Restauration d’Objets d’Art. 2010.
BAILÃO, Ana Maria dos Santos. Critérios de intervenção e estratégias para a avaliação da qualidade da reintegração cromática em pintura. 2015. 521p. Tese (Doutorado em Conservação de Bens Culturais, especialidade Pintura) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2015.
BAILÃO, Ana. O gestaltismo aplicado à reintegração cromática de pintura de cavalete. Estudos de Conservação e Restauro, n. 1, p. 128-139, 2009. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/ecr/article/view/3171. Acesso em: 21 jul. 2019.
BAILÃO, Ana; CALVO, Ana. Reintegration, Integration, Inpainting, Retouching? Questions around Terminology. INTERNATIONAL MEETING ON RETOUCHING OF CULTURAL HERITAGE, 2. 2014, Porto. RECH2. Porto: RECH – Retouching of Cultural Heritage, 2014. p. 12-24.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, Coleção Artes & Ofícios, 2008.
CALVO, Ana; FERNANDEZ-VILLA, Silvia García. Terminología Básica de Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural 2 – Español, Inglés, Francés, Italiano y Alemán. Versíon ampliada en 2018 con Portugués. ResearchGate. Madrid: Universidad Complutense de Madrid – Bellas Artes, March 2018.
CARTA DE Veneza. Disponível em: UNESCO.it/It/PatrimonioMondiale/Index. Acesso em: 10 jun. 2020.
DICTIONNAIRE Français – Langue française. Disponível em: https://www.larousse.fr/dictionnaires/francais. Acesso em: 26 fev. 2020.
DINIZ, Joana da Fonseca. Um estudo sobre a reintegração cromática: uma possibilidade de diretrizes. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 26. 2017. Anais... Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p. 1164-1179.
GONZALES-VARAS, Ignácio. Conservacion de Bienes Culturales: Teoria, Historia, Principios y Normas. Manuales Arte Catedra. 5. ed. Madri, 2006.
HERITAGE, A.; ANUZET, C.; ANDERSSON, E.; ANTOMARCHI, C. 2014. The ICCROM Forum on Conservation Science 2013: a Collaborative Partnership for Strategic Thinking. In: BRIDGLAND, J. (Ed.). ICOM-CC Triennial Conference Melbourne, 17. 2014. Preprints, Art. 1903. Paris: ICOM.
ICCROM. Conservation Science. Disponível em: http://www.iccrom.org/wpcontent/uploads/YSIC_I_60_S2_combined.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
PHILIPPOT, Albert; PHILIPPOT, Paul. Le probleme de l´integration des lacunes dans la restauration peintures. Bulletin de l´Institut Royal du Patrimoine Artistique. Bruxelas: IRPA, 1959. p. 5-19. v. 2.
SERRÃO, Vitor. “Renovar”, “repintar”, “retocar”: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasta destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de “restauro utilitarista” versus “restauro científico”. Conservar Património, Lisboa, n. 3-4, 2006, p. 53-71.
THIERRY, L. de L. Velázquez. Terminología en Restauración de Bienes Culturales. In: Boletín de Monumentos Históricos 14, México, D.F: Instituto Nacional de Antropología e Historia – Coordinación Nacional de Monumentos Históricos, 1991. p. 22-49.