O uso da metodologia da aprendizagem baseada em equipes no desenvolvimento de competências em enfermagem / The use of team-based learning methodology in the development of nursing skills
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-192Keywords:
Educação em enfermagem, Prática do docente de enfermagem, Educação baseada em competências, Aprendizagem, Estudantes de enfermagem.Abstract
Objetivo: analisar a percepção de estudantes e de professores sobre o uso do TBL no desenvolvimento de competências no ensino em enfermagem. Método: pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida com quatro professores e 12 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública da região central do Brasil. Realizou-se dois grupos focais em 2016, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: emergiram as seguintes categorias: O uso do TBL; Por que usar TBL?; e Desafio no uso do TBL; que se subdividiram em oito subcategorias. Na percepção dos envolvidos, as etapas do TBL os motivaram a serem ativos na busca pelo conhecimento, desenvolveu competências e proporcionou o trabalho em grupo. Considerações finais: o uso do TBL foi considerado uma metodologia capaz de oportunizar o rompimento com o modelo tradicional de ensino, favorecer o protagonismo mútuo dos envolvidos, desenvolver competências e estimular o trabalho em equipe.
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