Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-076Keywords:
Atividade, Fórmula de Bhaskara, Método de completar quadrado.Abstract
Este trabalho é parte de um projeto de monitoria proposto para alunos do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de desenvolver uma atividade para a obtenção da fórmula de Bhaskara, usando o método de completar quadrado. O lócus do projeto foi a Universidade Federal do Pará (Campus de Abaetetuba). Os sujeitos foram 20 alunos das turmas de matemática 2016 e 2017. Os dados foram obtidos a partir da aplicação e análise da atividade desenvolvida. Afirmamos que a proposta de trabalho desenvolvida produziu resultados favoráveis ao desempenho dos alunos no que tange a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo para realizarem uma prova matemática, em particular, a demonstração da fórmula de Bhaskara.
References
ARSAC, Gilbert. Initiation au Raisonnement Déductif au Collège. Lyon: Presses Universitàires de Lyon, 1992.
BALACHEFF, Nicolas. Une étude dês processus de preuve em mathématique chez des élèves de Collège. Université Joseph Fourier-Grenoble I, INPG, 1998 (Tese de doutorado).
BOYER, Carl B. História da Matemática. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1996.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DOMINGUES, Hygino H., A Demonstração ao Longo dos Séculos. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Ano 15, nº 18. p.55-67. Rio Claro: UNESP, 2002.
LAGES, Elon Lima, Conceituação, Manipulação e Aplicações, As três componentes do ensino de matemática, PRM 3º quadrimestre, 1999.
LAKATOS, Imre. A Lógica do Descobrimento Matemática: Provas e refutações. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.
LIMA ET AL. A Matemática do Ensino Médio. 280 p. – 9 ed. Rio de Janeiro: SBM,
___________. Temas e problemas elementares. 335 p. – 5 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013.
NASSER, Lilian; TINOCO, Lúcia A de A. Argumentação e provas no ensino de matemática. 109 p. – 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/ Projeto Fundão, 2003.
OSÓRIO, Victor Lários. Demostraciones y conjeturas em la escuela media. Revista Electrónica de Didática de las Matemáticas. Año 2, num.3. Enero 2002. Disponível em: <http://www.uaq.mx/matematicas/redm/> Acesso em: ago 2007.
SILVA, Jairo José. Demonstração Matemática da Perspectiva da Lógica Matemática. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Ano 15, nº 18, p.68-78. Rio Claro: UNESP, 2002.