Interfaces da linguagem: escola e cultura / Language interfaces: school and culture
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-630Keywords:
Linguagem, Desenvolvimento, Cultura, Escola.Abstract
O homem, desde o início de sua história utiliza códigos e símbolos para se comunicar, e ao longo do tempo, essas simbologias foram se modificando e se ressignificando, onde a cultura permite a existência de diversas maneiras diferentes de aplicar e interpretar esses símbolos. A escola é uma ferramenta que pode impulsionar o desenvolvimento do aluno, deste modo, faz-se necessário compreender as contribuições da escola e do professor para o desenvolvimento integral do aluno, levando em consideração a utilização dos diversos tipos de linguagem. O presente trabalho objetiva analisar os diversos tipos de linguagens que foram produzidas culturalmente pela ação humana, compreender a influência da linguagem no processo cognitivo do aluno e analisar a escola como uma ferramenta para o desenvolvimento global do educando. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, onde se analisou as principais obras dos principais autores que versam sobre a temática em questão. A escola, como um espaço de propagação do conhecimento deve propiciar aos alunos diversos mecanismos para que eles aperfeiçoem seu desenvolvimento, para isso, o professor precisa estar atento e levar em consideração as diversas formas de linguagem, possibilitando à criança impulsionar suas possibilidades cognitivas, motoras e afetivas. É indubitável que o professor, em sua formação inicial continuada compreenda que deve levar em consideração todos os códigos produzidos pelos alunos. Portanto, infere-se que as diversas formas de expressão, seja ela escrita, falada ou através dos gestos corporais, são uma produção cultural humana, que vai se ressignificando ao longo do tempo.
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