Centro de distribuição: análise e melhoria de processos / Distribuition center: process analysis and improvement

Authors

  • Julierme Ítalo Garcia do Nascimento
  • Érico Diego da Silva dos Reis
  • Sandra de Sousa Xavier
  • Ana Flávia Rezende
  • Karla Luisa Costa Sabino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-192

Keywords:

Centro de Distribuição, Gestão por Processos, Mapeamento, Fluxograma, Indicadores de Desempenho

Abstract

Este artigo visa analisar e sugerir melhorias no processo de transferência de mercadorias de um Centro de Distribuição (CD) pertencente a uma rede de supermercados situada em uma cidade do interior de Minas Gerais. Com esse propósito, foram revisados conceitos de Gestão por Processos e Operações em Centros de Distribuição. A metodologia utilizada para embasar o estudo foi descritiva e qualitativa, através da abordagem de Estudo de Caso, contando com a Revisão Bibliográfica e Levantamento de Informações relevantes. As melhorias propostas têm como objetivo tornar os processos mais fluídos, buscando padronizar e formalizar os procedimentos adotados. Os resultados apresentados evidenciam a importância da Gestão por Processos, visando à eficiência da transferência de produtos de forma a atender as expectativas dos clientes. 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ARAÚJO, L. C. G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ABRALOG. Associação Brasileira de Logística. Disponível em: <http://www.abralog.com.br>. Acesso em: 21 nov. 2016.

BIAZZO, S., Approaches to business processanalysis: a review. Business Process Management Journal, Vol.6 N°2, 2000, pp.99-112.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Supply Chain Logistics Management. 2a Edição. ed. Nova York: McGraw-Hill, 2007.

BUCKLEY, P. J.; PASS, C. L.; PRESCOTT, K. Measures of international competitiveness: a critical survey. Journal of Marketing Management, v. 4, n. 2, p. 175-200, 1988.

CAPOTE, G. (2011) “Guia para Formação de Analistas de Processos – BPM”, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2011, 328p.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da.Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

COELHO, Leandro C. Indicadores de desempenho para o setor de movimentação e armazenagem. Postado em 6 de abril de 2011. Disponível em:<http://www.logisticadescomplicada.com/indicadores-de-desempenho-para-o-setor-de-movimentacao-e-armazenagem/>. Acesso em 2 de jul de 2017.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

DEHORATIUS, N. & RAMAN, A. Inventory record inaccuracy: An emprical analysis. Working Paper, University of Chicago, Graduate School of Business. Supply Operations, 2004.

FITZSIMONNS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4. ed. Porto Alegre, Bookman, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas, vol. 40, nº 4, p. 8-19, 2000.

GURGEL,F.doA. Logística Industrial. Floriano do Amaral Gurgel. São Paulo: Atlas,2000.

HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. 29. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

HARRINGTON, H. James, “Aperfeiçoando Processos Empresariais: Estratégia Revolucionária para o aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da competitividade”, Makron Books, 1993.

HUNT, V. D. ProcessMapping: HowtoReengineeryour Business Process. John Wiley& Sons, New York, 1996.

JOHANSSON, H. J., "Processos de negócios: Como criar sinergia entre a estratégia de mercado e a excelência operacional", Pioneira, 1995.

JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de operações de serviço. Tradução de Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2002. revisão técnica: Henrique Luiz Corrêa.

JURAN, J. M. Planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1992.

KAYDOS, W. Measuring, managing and maximizing performance. Portland: Productivity Press, 1991.

LACERDA, L.Armazenagem estratégica: analisando novos conceitos. Centro de Estudos em Logística (CEL), COPPEAD/UFRJ, 2000.

LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (Coord.). Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. São Paulo: Atlas, 2011.

LIMA, M.P.Armazenagem: considerações sobre a atividade de picking. Centro de Estudos em Logística (CEL), COPPEAD/UFRJ, 2002.

MALTA, C. R. C. RFID: Aplicações e novas tecnologias. Estudo de caso: HP. Disponível em: http://fateczl.edu.br/TCC/2009-2/tcc-216.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS; LAUGENI. Administração da Produção. São Paulo. Saraiva. 2005.

MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOURA, R. A. Administração de Armazéns. Instituto IMAM, 2000.

MUTHER, R. Planejamento do Layout: Sistema SLP. São Paulo: Edgard Blücher, 1978.

ÑAURI, M. H. C. As medidas de desempenho como base para a melhoria contínua de processos: o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

NETTO, C. A. Proposta de modelo de mapeamento e gestão por macroprocessos. 2004. 146 p. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, D. P. R. de. Administração de processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PAIM, R.Engenharia de Processos: análise do referencial teórico-conceitual, instrumentos, aplicações e casos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFRJ/COPPE – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

PAIM, R. et. al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

PISKE, F.B. A influência do arranjo físico nos desperdícios de uma fábrica de máquinas para implementos agrícolas. Trabalho de Conclusão de Curso – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, EESC/USP, 2008.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba, Unicenp, 2007.

PORTER, M. E. O que é estratégia? In: ______. Competição - on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

RODRIGUES, G. G.; PIZZOLATO, N. D. Centro de Distribuição: armazenagem estratégica. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção – Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de Out. de 2003.

SALERNO, M. S. Projeto de organizações integradas e flexíveis: processos, grupos e gestão democrática via espaços de comunicação-negociação. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SIMCHI-LEVI, D.; SIMCHI-LEVI, E.; KAMINSKY, P. Cadeia de suprimento - projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2003.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ULMER, J.; BELAUD, J.; LE LANN, J. Towards a pivotal-based approach for business processalignment. International Journal of Computer Integrated Manufacturing, v.24, p. 11, 2011.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VIANA, João José. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2002.

VIEIRA, D. Projetos de centro de distribuição: fundamentos, metodologia e pratica para a moderna cadeia de suprimento/ Darli Rodrigues Vieira, Michel Roux- Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Published

2018-05-28

How to Cite

Nascimento, J. Ítalo G. do, Reis, Érico D. da S. dos, Xavier, S. de S., Rezende, A. F., & Sabino, K. L. C. (2018). Centro de distribuição: análise e melhoria de processos / Distribuition center: process analysis and improvement. Brazilian Journal of Development, 4(4), 1476–1491. https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-192

Issue

Section

Original Papers