A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel: uma alternativa didática para a educação matemática / David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning: A Didactic Alternative to Mathematics Education

Authors

  • Leonardo Caumo Biasotto
  • Camila Faligurski Fim
  • Rosana Maria Luvezute Kripka

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-668

Keywords:

Teoria da Aprendizagem Significativa. Ensino. Aprendizagem.

Abstract

Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem observadas em contexto atuais da Educação Matemática apresenta-se, nesse artigo, resultados de um estudo teórico sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, com objetivo de socializar seus pressupostos como uma possibilidade didática viável para o ensino e para a aprendizagem significativa em Matemática. Assim, são apresentados os principais conceitos, bem como os aspectos metodológicos necessários para se propiciar ambientes de ensino que favoreçam a ocorrência desse tipo de aprendizagem. Por suas características, verificou-se que essa teoria pode ser uma alternativa didática viável no contexto da Educação Matemática, por possibilitar a construção e compreensão de conceitos com significados precisos, diferenciados e transferíveis, que são fundamentais na construção de conhecimentos em Matemática.

 

 

References

ARAGÃO, R. M. R. Teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel: sistematização dos aspectos teóricos fundamentais. 1976. 109 f. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Educação de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1976.

AUSUBEL, D. P. The Psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. (trad. de Eva Nick et al.) Rio, Interamericana, 1980. 625 p.

FERNANDES, E. David Ausubel e a aprendizagem significativa. Nova Escola, 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa.> Acesso em: 09 de novembro de 2017.

HUF, S. F.; HUF; V. B. S.; PINHEIRO, N. A. M., BURAK, D. Aprendizagem significativa no ensino de matemática: um mapeamento do Eprem. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 30642-30656 dec 2019.

MOTA, M.B., BRAICK, P.R. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002. 592p.

MOREIRA, M. A. Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985. 94p.

_______________. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum : revista de teoría, investigación y práctica educativa. La Laguna, Espanha, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

_______________. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. 2012a. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>. Acesso em: 20 set. 2016.

_______________. Mapas Conceituais e Aprendizagem significativa. 2012b. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ >. Acesso em: 20 set.2016.

_______________. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: II ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO, 2., 1997, Burgos. Actas del… Burgos: Universidad de Burgos, 1997. p. 19-44.

_______________Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 32, n.4, p. 474-479, 1980.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. Aprendizagem significativa – A teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

MÜLLER, I. Tendências atuais de Educação Matemática. UNOPAR Cient., Ciênc. Hum. Educ., Londrina, v. 1, n. 1, p. 133-144, jun. 2000.

Published

2020-10-29

How to Cite

Biasotto, L. C., Fim, C. F., & Kripka, R. M. L. (2020). A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel: uma alternativa didática para a educação matemática / David Paul Ausubel’s Theory of Meaningful Learning: A Didactic Alternative to Mathematics Education. Brazilian Journal of Development, 6(10), 83187–83201. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-668

Issue

Section

Original Papers