A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19 / University extension front of the social isolation imposed by COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669Keywords:
Extensão Universitária, COVID-19, SARS-CoV-2, Isolamento social.Abstract
A emergência de uma nova pandemia não é uma questão de “se”, mas de “quando” irá acontecer. Atualmente, estamos diante da mais importante crise de saúde pública mundial, a pandemia do novo coronavírus. A Universidade é uma instituição criada para atender às necessidades sociais e uma das estratégias para realizar esse dever é através de ações de extensão universitária. Mas como realizar extensão universitária frente ao isolamento social imposto pelo COVID-19? Durante a pandemia a Universidade ganhou destaque em ações extensionistas, especialmente na disseminação e construção correta do conhecimento sobre SARS-CoV-2 e COVID-19, em ações que objetivam o desenvolvimento e confecção de insumos para proteção individual e coletiva, distribuídos para hospitais, profissionais de saúde e em comunidades carentes, e atividades de educação e cultura explorando novos recursos em plataformas digitais. Acreditamos no poder transformador da Universidade e no seu compromisso em reduzir impactos sociais através da extensão e que no futuro próximo a extensão deve ser enquadrada no mundo pós-pandemia.
References
ARROYO, DANIELA MUNERATO PICCOLO; ROCHA, MARIA SILVIA PINTO DE MOURA LIBRANDI. Meta avaliação de uma extensão universitária: um estudo de caso. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 2, p. 135-161, 2010.
BARBOSA, DAVID SOEIRO. Saberes e Práticas da Extensão Universitária na Resposta ao Enfrentamento da COVID-19 no Brasil. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n. 1, p. 50-51, 2020.
BAUCHNER, HOWARD; SHARFSTEIN, JOSHUA. A Bold Response to the Covid-19 Pandemic: Medical Students, National service, and Public Health. Jama, v. 323, n. 18, p. 1790-1791, 2020.
CIRÍACO, KLINGER TEODORO et al. Ações de ensino, pesquisa e extensão e suas potencialidades à promoção de práticas para a educação das relações étnico-raciais. Braz. J. of Develop. v. 6, n. 7, p. 43178-43200, 2020.
CLELAND, JENNIFER. Resilience or resistance: A personal response to COVID-19. Medical Education. 54:589–597, 2020.
CORDEIRO, ALEXANDER MAGNO et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007.
COSTA, CAMILA DA CONCEIÇÃO MENDES. Projeto de Extensão “Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades”: uma presença próxima, mesmo em tempos de pandemia. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 4, n. 7, p. 15-22, 2020.
EVA, KEVIN W.; ANDERSON, M. BROWNIE. Medical Education Adaptations: Really Good Stuff for educational transition during a pandemic. Medical Education, v. 54, n. 6, p. 494-494, 2020.
FERNANDES, MARCELO COSTA et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Revista em Educação, v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012 .
GOES, EMANUELLE FREITAS; RAMOS, DANDARA DE OLIVEIRA; FERREIRA, ANDREA JACQUELINE FORTES. Desigualdades raciais em saúde e a pandemia da Covid-19. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, e00278110, 2020.
HOTT, MÁRDEN CARDOSO MIRANDA. Ciberespaço em pandemia: eficácia das “lives” espiritualistas na saúde mental. Inter American Journal of Medicine and Health, v. 3, p. 1-9, 2020.
LAUER, STEPHEN A. et al. The incubation period of coronavirus disease 2019 (COVID-19) from publicly reported confirmed cases: estimation and application. Annals of internal medicine, v. 172, n. 9, p. 577-582, 2020.
LI, GENG. et al. Coronavirus infections and immune responses. J Med Virol, v. 92, nº 4, p. 424-432, 2020.
MARQUES, GEC. A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do COVID-19. Revista Práticas em Extensão. São Luís, v. 04, nº 01, 42-43, 2020.
MARTELLI JUNIOR, Hercílio et al . The works of hercules and covid-19 lessons for medical education. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, n. 3, e084, 2020.
Ministério da Saúde (BR). Ministério da Saúde declara transmissão comunitária nacional [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46568-ministerio-da-saude-declara-transmissao-
comunitaria-nacional (acesso em 08 de julho de 2020).
MOURA, MARIA EDILEUZA SOARES. Pandemia COVID-19: a extensão universitária pode contribuir. REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO, v. 4, n. 1, p. 56-57, 2020.
NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins et al.. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 5, p. 25909-25928, 2020.
NUNES, ANA LUCIA DE PAULA FERREIRA; DA CRUZ SILVA, MARIA BATISTA. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
OLIVEIRA, ELEILDE DE SOUSA. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 7, p. 43751-43762, 2020.
Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 17 jun. 2020.
SERRÃO, ACP. Em Tempos de Exceção como Fazer Extensão? Reflexões sobre a Prática da Extensão Universitária no Combate à COVID-19. Revista Práticas em Extensão São Luís, v. 04, nº 01, 47-49, 2020.
SILVA, ABRAÃO RAMOS. Oportunidades para Extensão Universitária nos Tempos de Pandemia-COVID-19. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n. 1, p. 40-41, 2020.
SILVA, MÁRCIA REGINA FARIAS et al. Reflexões sobre as ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na universidade do estado do Rio Grande do Norte. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3622-3646, 2020.
SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.
TEIXEIRA, KAREN KALINE DOS SANTOS et al., Indicadores de casos e óbitos por COVID-19 e sua relação com fatores contextuais: um estudo ecológico na cidade de Natal-RN. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.6, p.40689- 40703, 2020.
THIRUMALAISAMY, P. VELAVAN; CHRISTIAN, G. MEYER. The COVID-19 epidemic. Tropical Medicine and International Health, v. 25, n. 3, p. 278–280 , march 2020.
WOLFE, N. The viral storm: the dawn of a new pandemic age. New York: Times Books; 2011.
WORLD HEALTH ORGANIZATION(a) (WHO). Timeline of WHO’s response to COVID-19, Last updated 30 July 2020. https://www.who.int/news-room/detail/29-06-2020-covidtimeline (acesso em 08 de julho de 2020).
WORLD HEALTH ORGANIZATION(b) (WHO). WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. Data last updated: 2020/8/2, 2:19pm CEST. https://covid19.who.int/table (acesso em 02 de agosto de 2020).
WU, FAN et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature, v. 579, nº. 7798, p. 265-269, 2020.
ZUNYOU, Wu; MCGOOGAN, JENNIFER M. 2020. “Characteristics of and Important Lessons From the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Outbreak in China: Summary of a Report of 72 314 Cases From the Chinese Center for Disease Control and Prevention.” JAMA, February. https://doi.org/10.1001/jama.2020.2648.