Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student

Authors

  • Andréa Cristina Marques de Araújo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Luis Borges Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-707

Keywords:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Instituições de Ensino Superior, ensino superior, ensino presencial, CESUPA.

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar junto dos  alunos, profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo permitiu ainda verificar que as TIC já fazem parte do cotidiano da CESUPA, seja com recurso a jogos eletrônicos, questionários online, TV, pesquisas, entre outras estratégias, com professores a afirmar a busca constante da inserção no processo de ensino e aprendizagem de meios digitais. No entanto, foi evidenciada a necessidade de formação contínua aos professores, que ainda não se sentem preparados para aprofundar o uso das TIC de modo a promover uma aprendizagem significativa, fator também percebido por gestores e alunos. . O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem.

References

ABRAMOWICZ, A. Além do fracasso escolar. São Paulo: Papirus, 2010.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior: Justificação para o diagnóstico sobre a percepção de gestores, professores e alunos. In: GADI (coord.). Gabinete de Relações Internacionais e Apoio ao Desenvolvimento Institucional. Universidade Fernando Pessoa. Atas dos Dias da Investigação na UFP. Porto, 2017. 861p.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O Digital nas instituições de ensino superior: Um diagnóstico sobre a percepção da comunidade acadêmica de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará (Brasil). Revista Estação Científica, v.2018, n.19, p.1-26, 2018c.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior: Um diagnóstico sobre a percepção docente em uma instituição de ensino superior em Belém do Pará. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2018, Poço de Caldas. Anais... Poços de Caldas, 2018.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. Tecnologias de Informação e Educação aplicada ao Ensino Superior: Percepções em uma IES em Belém do Pará. In: Seminário do ForTEC. Tecnologias Digitais, Redes e Educação, 4, 2018, Anais... São Salvador, 2018b. p.1056-1066.

BENTO, J.; GARCIA, R.; GRAÇA, A. Contextos da Pedagogia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. 264p.

BERNARDI, S. T. Utilização de softwares educacionais nos processos de alfabetização, de ensino e aprendizagem com uma visão psicopedagógica. Revista REI, v.5, n.10, p.1-15, 2010.

DEMO, P. O Poder do aprendizado na era da educação. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2008. 196p.

FRY, H.; KETTERIDGE, S.; MARSHALL, S. A Handbook for Teaching and Learning in Higher Education. Enhancing Academic Practice. New York: Routledge. 2009. 544p.

GESSINGER, R.; MORAES, M. C.; LOPES LEITE, L.; VALDEREZ LIMA, M. do R. O uso pedagógico de recursos tecnológicos como estratégia para qualificar o ensino e contribuir para a redução da evasão na educação superior. In: Conferência Latino Americana sobre el Abandono em la Educacion Superior, 3, 2016, México. Anais... México, 2016.

ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V. Formação do professor do Ensino superior: Um processo que se aprende? Revista do Centro de Educação UFSM, v.29, n.2, p.121-133, 2001.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975. 257p.

MARCONI, M. A. de; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017. 311p.

MARTINS, E. ; GOUVEIA, L. Desenvolvimento do aplicativo ML-SAI para Android com uso do App Inventor. Artigo Completo. In: Escola Regional de Informática de Mato Grosso, 10, 2019, Cuiabá. Anais...Cuiabá, 2019. p.49-54.

MARTINS, E. ; GOUVEIA, L. Facebook como ferramenta de apoio ao ensino. Artigo Curto. In: Escola Regional de Informática de Mato Grosso, 10, 2019, Cuiabá. Anais...Cuiabá, 2019a. p.148-150.

MARTINS, E. ; GOUVEIA, L. Sala de aula invertida com auxílio do WhatsApp. Artigo Curto. In: X Escola Regional de Informática de Mato Grosso, 10, 2019, Cuiabá. Anais...Cuiabá, 2019b. p.169-171.

PIAGET, J. A Linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1986. 212p.

SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 5ªEdição. Sindicato de Mantenedoras de Ensino Superior. 2015. 212p.

WIEGEL, V. Lean in the classroom, the powerful strategy for improving student performance and developing efficient processes. New York: Routledge. 2020. 215p.

Published

2020-08-31

How to Cite

de Araújo, A. C. M., & Gouveia, L. B. (2020). Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student. Brazilian Journal of Development, 6(8), 63757–63777. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-707

Issue

Section

Original Papers