Atuação da fisioterapia preventiva no contexto escolar / Performance of preventive physiotherapy in the school contexto

Authors

  • Priscila Mendes Graña Oliveira
  • Suellen Raquel Marinho dos Reis
  • Simone Teixeira da Luz Costa
  • Luisa Carla Santos Barbosa
  • Gielson Almeida do Sacramento
  • Fernanda de Andrade Carvalho
  • Andreia Ribeiro Varjão
  • Camila Sousa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-676

Keywords:

Idade escolar, Educação postural, Problemas posturais, Avaliação postural e Estudantes.

Abstract

As alterações posturais são encontradas constantemente na infância. E nessa fase a postura sofre uns ajustes e adaptações, devido às mudanças que ocorrem. Ocorrendo transformações na busca do equilíbrio que combine com sua nova condição. Desta forma o objetivo do presente trabalho vem mostrar os benefícios da fisioterapia preventiva no contexto escolar, revisando a literatura e estabelecendo a fundamentação teórica sobre os principais fatores que interferem na postura corporal da criança e do adolescente, e fornecer orientações sobre educação postural no contexto escolar. A metodologia deste trabalho consistiu-se de duas etapas: primeiramente, revisão da literatura, onde investigou a temática das patologias associadas as más posturas no ambiente escolar. Para levantamento bibliográfico utilizou-se livros, monografias, artigos de periódicos e internet. Foram utilizados artigos encontrados nas plataformas de dados da SciELO, LILACS onde engloba o período de 2009 a 2019 em português. A coleta de dados ocorreu entre os meses de março e abril de 2019. Além da revisão de literatura, serão realizadas palestras, em escolas de município de Tucano-Ba, com objetivo de demonstrar a importância da fisioterapia preventiva no contexto escolar. Serão desenvolvidas palestras, como os seguintes temas: Educação postural, educação e saúde e posturologia.  Portanto concluímos essa revisão bibliográfica que deixa evidente necessário de promover práticas educacionais voltadas para uma educação postural, com orientação, oficinas de saúde e palestras, pois a prevenção realizada no ambiente escolar faz com que diminua o número de crianças e adolescentes com complicações sendo assim, ajudara na prevenção de traumas futuros.

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Disponível em: https://descobrindocriancas.com.br/2017/01/30/fisioterapia-no-ambiente-escolar-criancas-com-deficiencia/. acessado em: 11 de maio de 2019

Published

2020-08-31

How to Cite

Oliveira, P. M. G., Reis, S. R. M. dos, Costa, S. T. da L., Barbosa, L. C. S., Sacramento, G. A. do, Carvalho, F. de A., Varjão, A. R., & Silva, C. S. da. (2020). Atuação da fisioterapia preventiva no contexto escolar / Performance of preventive physiotherapy in the school contexto. Brazilian Journal of Development, 6(8), 63298–63305. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-676

Issue

Section

Original Papers