Processos comunicacionais na educação de surdos e não surdos / Communication processes in the education of deaf and not deaf

Authors

  • Dorisdei Valente Rodrigues Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lucio França Teles

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-630

Keywords:

Educação de surdos, Tecnologia móvel, Pesquisa-ação, Aprendizagem

Abstract

O grupo Tecnologia Móvel em Libras (TECMOLIBRAS), integra o Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M/UNB), investiga processos comunicacionais e pedagógicos, que possam facilitar a comunicação e a inclusão de estudantes surdos em diferentes níveis e modalidades educacionais. Tem como objetivo investigar as tecnologias móveis e seu uso em rede utilizando a pesquisa-ação (BARBIER 2007), com auxílio do software NVivo®. Resultados parciais apontam que as tecnologias moveis são instrumentos de possibilidades na formação docente e no ensino/aprendizagem, assim como na inclusão de estudantes surdos pela utilização do suporte tecnológicos.

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Published

2020-08-27

How to Cite

Rodrigues, D. V., & Teles, L. F. (2020). Processos comunicacionais na educação de surdos e não surdos / Communication processes in the education of deaf and not deaf. Brazilian Journal of Development, 6(8), 62671–62683. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-630

Issue

Section

Original Papers