O uso de modelos moleculares e da experimentação para o ensino de Estequiometria / The use of molecular models and experimentation for teaching Stoichiometry

Authors

  • Elisandra Gonçalves Carvalho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Érika Soares Bull

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-573

Keywords:

Ensino de Química, Estequiometria e Recursos facilitadores.

Abstract

Em geral, os alunos apresentam uma grande dificuldade na disciplina de Química, principalmente pelo nível de abstração dos conceitos. O conteúdo de Estequiometria, por exemplo, é umas das partes que exige maior compreensão, tanto na interpretação Química, quanto nos cálculos. Os modelos moleculares e a experimentação possuem a capacidade de ilustrar reações Químicas, tornando a aprendizagem mais eficiente e aproximando os conceitos da realidade desses alunos. A pesquisa teve por objetivo avaliar a utilização de modelos moleculares e da experimentação como recursos facilitadores da aprendizagem, na qual a análise dos dados foi feita de forma qualitativa. A aplicação se deu em quatro aulas de 50 minutos, numa turma de Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, no ano de 2018. Os alunos tiveram a oportunidade de montar moléculas e aprender sobre os conteúdos relacionados ao tema. Além disso, responderam a questionários de diagnóstico, de análise do que tinha sido proposto e com questões conceituais sobre o conteúdo. Os resultados mostraram que os modelos moleculares e a experimentação podem ser utilizados como recursos facilitadores na aprendizagem de Estequiometria.

 

 

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Published

2020-08-25

How to Cite

Carvalho, E. G., & Bull, Érika S. (2020). O uso de modelos moleculares e da experimentação para o ensino de Estequiometria / The use of molecular models and experimentation for teaching Stoichiometry. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61971–61986. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-573

Issue

Section

Original Papers