Experienciando as confluências da dança com a educação somática: da curiosidade teórica à coragem da prática / Experiencing the confluences of dance with somatic education: from theoretical curiosity to the courage of practice

Authors

  • Joana Paula de Barros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aline Maria dos Santos
  • Cristina Lee Landgraf

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-570

Keywords:

Educação Somática. Dança. Experiência.

Abstract

O envolvimento com a educação somática se deu ao nos depararmos com questões sobre a sensibilização corporal, integração física, mental e espiritual, aguçando nossa curiosidade em saber como isso se daria na prática. A partir daí, com um grupo de pesquisa e extensão composto por estudantes e profissionais da área da Educação Física, mergulhamos nos estudos teóricos e vivências com algumas das técnicas somáticas. Ficamos amparados pelas leituras de: Bolsanello, Strazzacappa, Fortin, Domenici, Vieira, Yakhini. Entre as práticas que vivenciamos: Feldenkrais, Eutonia e técnica Klauss Viana. Identificamos nas leituras uma proximidade com a dança e, em razão da experiência em dança do grupo, optamos por experimentar os princípios de educação somática nesta prática corporal e verificar o que reverberava nos participantes. Como resultados, tivemos uma diversidade de falas e escritas, algumas confluentes, outras opostas, condizendo com as propostas colocadas pelas técnicas, nas quais não há uniformidade, nem respostas certas ou erradas, mas sim o despertar esta diversidade de percepções, singulares, por vezes contraditórias. Percebemos que foi possível levar os participantes à reflexão sobre seu corpo e suas vivências relacionadas ao dia-a-dia, permitindo a liberdade de criação e execução.

 

Palavras-chave: Educação Somática. Dança. Experiência.

 

O envolvimento com a educação somática se deu ao nos depararmos com questões sobre a sensibilização corporal, integração física, mental e espiritual, aguçando nossa curiosidade em saber como isso se daria na prática. A partir daí, com um grupo de pesquisa e extensão composto por estudantes e profissionais da área da Educação Física, mergulhamos nos estudos teóricos e vivências com algumas das técnicas somáticas. Ficamos amparados pelas leituras de: Bolsanello, Strazzacappa, Fortin, Domenici, Vieira, Yakhini. Entre as práticas que vivenciamos: Feldenkrais, Eutonia e técnica Klauss Viana. Identificamos nas leituras uma proximidade com a dança e, em razão da experiência em dança do grupo, optamos por experimentar os princípios de educação somática nesta prática corporal e verificar o que reverberava nos participantes. Como resultados, tivemos uma diversidade de falas e escritas, algumas confluentes, outras opostas, condizendo com as propostas colocadas pelas técnicas, nas quais não há uniformidade, nem respostas certas ou erradas, mas sim o despertar esta diversidade de percepções, singulares, por vezes contraditórias. Percebemos que foi possível levar os participantes à reflexão sobre seu corpo e suas vivências relacionadas ao dia-a-dia, permitindo a liberdade de criação e execução.

 

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Published

2020-08-25

How to Cite

de Barros, J. P., dos Santos, A. M., & Landgraf, C. L. (2020). Experienciando as confluências da dança com a educação somática: da curiosidade teórica à coragem da prática / Experiencing the confluences of dance with somatic education: from theoretical curiosity to the courage of practice. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61935–61947. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-570

Issue

Section

Original Papers