O envelhecimento da população: aspectos do Brasil e do mundo, sob o olhar da literatura / The aging population: aspects of brazil and the world, under the look of literature

Authors

  • Matheus da Conceição Sousa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Iandara Lopes Dias Barroso
  • Janayna Araújo Viana
  • Kéury Nascimento Ribeiro
  • Lílian Natália Ferreira Lima
  • Priscila Dayane Alves Vanccin
  • Vanessa Gabrielle Pereira da Silva
  • Walbert Caló Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-564

Keywords:

Envelhecimento, Longevidade, Saúde do Idoso.

Abstract

Este estudo tem por finalidade apresentar dados relacionados ao aumento da população idosa no Brasil e no Mundo através de uma revisão integrativa de literatura. Objetivo: Analisar o aumento da população idosa no Brasil e no Mundo, através da literatura pesquisada. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza integrativa com abordagem qualitativa, com dados provenientes da literatura. Resultados e Discussão: Através da literatura estudada, tornou-se evidente que o aumento da população idosa no Brasil e no mundo vem sendo acentuado não somente nas nações globalizadas e desenvolvidas, mas também nos países em processo de desenvolvimento, como o Brasil. Todavia, com o aumento da população idosa aumenta-se a expectativa de vida do indivíduo, tornando-se necessário a adoção de  políticas e ações governamentais destinadas a esse fenômeno, a fim de garantir a sua ocorrência com mínimos danos. Considerações Finais: Os resultados englobam uma visão geral acerca do aumento da população idosa no Brasil e no Mundo, mostrando que são necessários cada vez mais políticas públicas destinadas a essa população, sobretudo nos países em desenvolvimento. É essencial que as esferas governamentais e sociais articulem e gerenciem políticas públicas que promovam o transcorrer desse fenômeno com mínimos danos, e de modo a garantir condições para que a população envelheça com saúde e qualidade de vida.

 

 

References

ALVES, José Eustáquio Diniz. Transição demográfica, transição da estrutura etária e envelhecimento. REVISTA PORTAL de Divulgação, [s.l]n.40, Ano IV. Mar/Abr/Mai, 2014. Disponível em: acesso em: 04 de set. de 2018.

MACHADO, Ana Karina da Cruz, et al. Eficácia das práticas integrativas e complementares na saúde mental da pessoa idosa. Congresso do Envelhecimento Humano, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O envelhecimento da população brasileira e os desafios para o setor saúde Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(2):208-209, fev, 2012

MIRANDA, Gabriella Morais Duarte; MENDES, Antonio da Cruz Gouveia & SILVA, Ana Lucia Andrade da. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro; 19(3):507-519, 2016.

NUNES, Maria Inês; SANTOS, Mariza dos; FERRETTI, Renata Eloah de Lucena. Enfermagem em geriatria e gerontologia. 1ª ed. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan, 2012.

ROQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Epidemiologia & Saúde, 7ª ed. Rio de Janeiro. Editora Medbook, 2013.

SOARES CB, HOGA LAK, PEDUZZI M, SANGALETI C, YONEKURA T, SILVA DRAD. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev Esc Enferm USP; 48(2):335-45, 2014.

VERAS, Renato Peixoto; OLIVEIRA, Martha. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Ciência & Saúde Coletiva.[s.l] v 23, n 6, p.1929-1936, jun. 2018. FapUNIFESP (Scielo). Disponível em: Acesso em: 04 de set. de 2018

WORLD HEALTH ORGANIZATION / ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Genebra, 2015.

Published

2020-08-25

How to Cite

Sousa, M. da C., Barroso, I. L. D., Viana, J. A., Ribeiro, K. N., Lima, L. N. F., Vanccin, P. D. A., da Silva, V. G. P., & Nascimento, W. C. (2020). O envelhecimento da população: aspectos do Brasil e do mundo, sob o olhar da literatura / The aging population: aspects of brazil and the world, under the look of literature. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61871–61877. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-564

Issue

Section

Original Papers