Reflexões sobre o corpo e a imagem na educação: uma revisão sistemática / Reflections on the body and image in education: a systematic review

Authors

  • Lilia Braga da Silva
  • Stela Lopes Soares
  • Hamilton Vale Leitão
  • Lidia Andrade Lourinho
  • Paulo Adriano Schwingel

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-544

Keywords:

Corpo, Imagem, Educação, Escola, Representações sociais.

Abstract

A partir do século XXI, as questões sobre o corpo e a imagem começaram a ser discutidas no meio acadêmico. A educação, construto social, é fator mediador desse processo e tem na escola um meio de formar e reformular valores. O objetivo é dialogar de qual modo se educa sobre o corpo e a imagem no meio escolar e acadêmico. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online). Os descritores desta pesquisa foram: “Corpo-Imagem” “Educação” “Escola” “Representações sociais”. A partir disso, obtiveram- se 47 (quarenta e sete) periódicos para apoio teórico. Em análise, observou-se que na base de dados Scielo a literatura é escassa quando se refere à temática proposta, estabelecendo ligação do termo corpo ao seu aspecto biológico, sendo por isso diretamente vinculado á disciplina de Educação Física. Além disso, percebeu-se ausência de estudos que evidenciem as representações sociais dentro da escola. Concluiu-se que a Scielo não dispõe de trabalhos que abordem a temática corpo e imagem na educação de modo amplo. Sendo assim, pode-se afirmar que as pesquisas realizadas nas escolas em relação a essa temática não trabalham as representações sociais do corpo em sentido diverso, alimentando a ideia de que não se educa sobre o corpo.

References

AZEVEDO, Aldo Antônio de; GONÇALVEZ, Andréia Santos. Reflexões acerca do papel da ressignificação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo de corpo ideal construído na contemporaneidade. Revista Conexões, v. 5, n. 1, p. 67-85, 2007.

BATISTA, Alessandra; NEVES, Clara Mockedece; MEIRELES, Juliana Fernandes Filgueiras; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Dimensão atitudinal da imagem corporal e comportamento alimentar em graduandos de Educação Física, Nutrição e Estética da Cidade de Juiz de Fora-MG. Revista da Educação Física/ UEM, v.26, n. 1, p. 69-77, 1trim, 2015.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos CEDES, vol. 19, n. 48, Campinas, 1999.

BEZERRA, Fabrício Leomar Lima; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n.1, p. 61-75, 2013.

CACIANO, Caroline; SILVA, Giuliana Arboíteda. Foucault e a educação: as práticas de poder e a escola atual. Revista e-Ped, v. 2, n. 1, p. 98-108, Agosto de 2012.

CAMPANA, A.N.N.B.; TAVARES, M.C.G.C.F. Aspectos da drive for muscularity. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 233-48, 2014.

COUBES, R.J; HENRIQUES, E.M.O. Imagens dos corpos escritas nas narrativas de alunos do Ensino Médio: as (inter)corporeidades e o currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 02, n. 06, p. 520-534, set./dez. 2017.

FERREIRA, Francisco Romão. A produção de sentidos sobre a imagem do corpo. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO, v. 12, n. 26, p. 471-83,Jul/Set de 2008.

FIDELIX, YaraLucy; SILVA, Diego Augusto Santos; PELEGRINE, Andreia; SILVA, Adelson Fernandes da; PETROSKI, EdioLuiz. Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes de uma cidade de pequeno porte: associação com sexo, idade e zona de domicílio. Revista Brasileira de Cineantropometria& Desenvolvimento Humano, v. 13, n. 3, p. 202-207, 2011.

FILHO, A.V; NASCIMENTO, R.T. Práticas da imagem e produção de vidas: insurgências curriculares visuais, estéticas e culturais nas redes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 02, n. 06, p. 535-548, set./dez. 2017.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Trad. M.T. C. Albuquerque e J. A G. Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

GODOI, Marcos Roberto; NEVES, Luciene. Corpo, violência sexual, vulnerabilidade e educação libertadora no filme “Preciosa: uma história de esperança”. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO, v. 16, n. 41, p. 409-21, Abr/Jun de 2012.

GONÇALVES, A. S.; AZEVEDO, A. A. A ressignificação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 201-219, jul./dez. 2007.

LARA, Tiago Adão. Educação corpo inteiro. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 203-218, Jan/Jun de 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós- estruturalista. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2.ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LÜDORF, Silvia Maria Agatti. Corpo e formação de professores de Educação Física. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO, v. 13, n. 28, p. 99-110, Jan/Mar de 2009.

MORANDI, Maria Isabel W. Motta; CAMARGO, Luis F. Riehs. Revisão sistemática da literatura. In: DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JR, José A. Valle. Design sciencieresearch: método e pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

MOURA, Rogério. O corpo entre a ação e a contemplação na sociedade laboratório. Pro-Posições, Campinas, v.21, n. 2, p. 37-49, Mai/Ago de 2010.

PEREIRA, Guilherme Bessa Ferreira. S. Salih, S. (2012). Judith Butler e a Teoria Queer. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6 n. 1, p. 157-162, Jan/Jun de 2013.

PIRES, Antônio Geraldo M.G.A Educação Física e o corpo: uma relação de poder. Motrivivência, p. 19-22,Janeiro de1990.

POCAHY, Fernando; DORNELLES, Priscila Gomes. Um corpo entre o gênero e a sexualidade: notas sobre educação e abjeção. INSTRUMENTO: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 125-135, Jul/Dez de 2010.

RIBEIRO, Patrícia Russo Leite; TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes; CAETANO, AlethaSilva. Contribuições de Fisher para a compreensão do desenvolvimento da percepção social. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 17, n. 3, p. 379-383, Set/Dez de 2012.

RODRIGUES, José Carlos. O tabu do corpo. Rio de Janeiro: Dois Pontos, (1986).

SANTOS, Wendel Sousa. O discurso sobre corpo, gênero e sexualidade:uma abordagem na educação. Revista Temática, Ano XI, n. 04, p. 156-169, Abril de 2015.

VAZ, Alexandre Fernandez. Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação. RevistaPerspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 7-11, Jan/Jun de 2003.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte.Autêntica, 2005.

Published

2020-08-25

How to Cite

Silva, L. B. da, Soares, S. L., Leitão, H. V., Lourinho, L. A., & Schwingel, P. A. (2020). Reflexões sobre o corpo e a imagem na educação: uma revisão sistemática / Reflections on the body and image in education: a systematic review. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61584–61600. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-544

Issue

Section

Original Papers