Maquete de relevo como recurso didático: etapas de construção numa proposta do ensino e da aprendizagem da altimetria / Model of relief as a didactic resource: stages of construction in a proposal of teaching and learning altimetry

Authors

  • Marta de Paiva Macêdo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aristeu Geovani de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-539

Keywords:

Maquete, Altimetria, Ensino, Aprendizagem, Geografia.

Abstract

Este trabalho trata da maquete de relevo como recurso didático na formação de professores de Geografia, na UEG/Câmpus Morrinhos. Para tanto, descreve as etapas de construção da maquete considerando o ensino e a aprendizagem da altimetria. Envolve o passo-a-passo da representação do relevo por curvas de níveis extraidas de carta topográfica comoforma do desenvolvimento de habilidades no graduando, pelo emprego de materiais e métodos cartográficos convencionais. Acentua o papel do futuro professor como motivador da aprendizagem de referências de ensino em Geografia Física. Admite essa atividade como proposição ao desenvolvimento pleno da capacidade de aprender pelas sucessivas etapas ou procedimentos necessários ao ensino de cartografia na formação de professores de Geografia. Possibilita ao futuro professor de Geografia uma das práticas com a qual ele contará em seu trabalho de ensinar por referenciais de ensino de base matemática, assim, com a maquete de relevo como recurso didático.

 

References

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e Cartografar com os Diferentes Mundos Geográficos: a alfabetização espacial. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

GUINA, R. A. P.; SILVA, D. A. dos S.; DÓREA, D. F. de S. Representações tridimensionais enquanto cartografias complementares: ensaio acerca de uma experiência. Brazilian Journal Development, Curitiba, v. 6, n. 4, p.17376-17390, apr. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8435/7273. Acesso em: 12 ago. 2020.

OLIVEIRA, I. J. de; ROMÃO, P. de A. Linguagem dos Mapas: cartografia ao alcance de todos. Goiânia: Editora UFG, 2013.

PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica e a Aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da Alfabetização Cartográfica no Ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 16, n. 1, p. 169-195, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/download/6579/5972. Acesso em: 27 fev. 2015.

SIMIELLI, M. E. Cartografia e Ensino: proposta e contraponto de uma obra didática. São Paulo, 1996. 184 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Published

2020-08-25

How to Cite

Macêdo, M. de P., & de Oliveira, A. G. (2020). Maquete de relevo como recurso didático: etapas de construção numa proposta do ensino e da aprendizagem da altimetria / Model of relief as a didactic resource: stages of construction in a proposal of teaching and learning altimetry. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61521–61532. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-539

Issue

Section

Original Papers