Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health

Authors

  • Gabriel Cordeiro Gomes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Félix Kaique Bernardo Borges
  • Ana Beatriz Tenório Ferreira de Souza
  • Daniel Nazário Gonçalves
  • Maria Ruth Tavares Araruna
  • Ada Maria Tavares Alves
  • Carolina de Albuquerque Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-511

Keywords:

Educação Infantil, Biblioteca e Literatura.

Abstract

INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação.

 

 

References

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde?: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm, v. 23, n. 2, p. 257–63, 2010.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1–17, 2001.

NEVES, T. M. A brincadeira, o jogo, o lúdico e a literatura infantil nas salas de alfabetização infantil. [s.l: s.n.].

SISTON, A. N., VARGAS, L. A. O enfermeiro na escola: práticas educativas na promoção da saúde de escolares. Revista eletrônica Enfermería Global. n.11, 1-14p. 2007.

NAKANO, M. M., GONÇALVES, M. F. C. Promoção da saúde na educação básica: um estudo com licenciandos em enfermagem. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p.10480 -10491, 2019

Published

2020-08-24

How to Cite

Gomes, G. C., Borges, F. K. B., Souza, A. B. T. F. de, Gonçalves, D. N., Araruna, M. R. T., Alves, A. M. T., & Lima, C. de A. (2020). Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children’s health. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61197–61203. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-511

Issue

Section

Original Papers