Relato de experiência das atividades de extensão na forma de campanhas conscientizadoras sobre estresse e ansiedade / Experience report of extension activities in the form of awareness campaigns on stress and anxiety

Authors

  • Álvaro Vitor Teixeira Filho
  • Alana Cristina Xavier de Almeida
  • Lucas Lupes Cunha
  • Ana Gabriela Maia
  • Natália Carasek Matos
  • Frederico dos Santos Batista
  • Luísa Soffa Rimoldi
  • Roberta Sudário Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-464

Keywords:

Burnout, Liga Acadêmica, Psiquiatria, Psicologia, Saúde Mental

Abstract

Estresse representa uma reação adaptativa do organismo a um evento, de modo que a cronicidade do estímulo pode provocar manifestações fisiológicas e psicológicas importantes. A proposta da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) está relacionada à capacitação dos acadêmicos no âmbito da promoção de saúde mental, sob o olhar da ética e responsabilidade social.  Desse modo, este artigo tem como objetivo explicitar as ações desenvolvidas pelos acadêmicos da LASM em campanhas de conscientização sobre estresse e ansiedade. A metodologia utilizada foi o relato de experiência das atividades de extensão, que se utilizou do questionário Jbeili para identificação preliminar da síndrome de Burnout e exaustão emocional. Adicionalmente, habilidades de comunicação também foram exercitadas neste contato com a população, durante a distribuição de panfletos, realização de massagens, orientações e momentos de esclarecimento de dúvidas sobre estresse e ansiedade. Sob o ponto de vista da formação profissional, a liga enriqueceu a experiência acadêmica de forma a sedimentar conhecimentos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia.

References

BEZERRA, FDF; CARVALHO, JP. Síndrome de Burnout. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2012.

CARLOTTO, MS; PALAZZO, LS. Sindrome de Burnout e fatores associados: Um estudo epidemiológico com professores. Cad Saúde Pública. 22: 1017-1026. 2006.

JUNG, Y-H; et al. The Effects of an Online Mind-Body Training Program on Stress, Coping Strategies, Emotional Intelligence, Resilience and Psychological State. PLoS ONE, 2016.

MARGIS, R.; et al. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria. RS, 25'(suplemento 1): 65-74, abril 2003.

ROOHAFZA, H; et al. Path analysis of personality, perceived stress, and psychological outcomes. World J Psychiatry; 6(2): 248-256 ISSN 2220-3206. 22 de junho de 2016.

OLIVEIRA, M. F. ; ARAÚJO, L. M. Saúde mental do estudante de medicina. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 11, p.23440-23452nov. 2019

Published

2020-08-21

How to Cite

Filho, Álvaro V. T., Almeida, A. C. X. de, Cunha, L. L., Maia, A. G., Matos, N. C., Batista, F. dos S., Rimoldi, L. S., & Pinheiro, R. S. (2020). Relato de experiência das atividades de extensão na forma de campanhas conscientizadoras sobre estresse e ansiedade / Experience report of extension activities in the form of awareness campaigns on stress and anxiety. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60548–60554. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-464

Issue

Section

Original Papers