Panorama atual do mercado brasileiro de alimentos e bebidas / Current overview of the brazilian food market and drinks

Authors

  • Williane Silva Pinheiro
  • Anna Caroline Feitosa Lima
  • Ana Carolina Nóbrega Leite
  • Mariana Fortini Moreira
  • Paloma Benedita da Silva
  • Jéssica Kelly da Silva Negreiros
  • Juliana Barreto Pereira de Souza
  • Claudiana Queiroz Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-457

Keywords:

Preços, Mercado, Insumos Alimentícios.

Abstract

A produção de alimentos é um dos pilares de qualquer economia, seja por sua abrangência e essencialidade, ou pela rede de setores direta e indiretamente relacionados. Este trabalho tem como objetivo contextualizar o setor de alimentos e bebidas na economia brasileira, assim como caracterizá-lo dentro da indústria de transformação nacional, demarcando seu peso econômico e sua estrutura setorial. A metodologia aplicada foi uma pesquisa exploratória realizada com dados da operação estatística Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15). O estudo foi realizado a partir de dados oriundos do Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao mês de Abril de 2017. Para 2017, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) projeta avanço entre 0,6% e 1,2% na produção. Para as vendas reais, a ABIA projeta incremento de 0,7% a 1,5%. Em 2016, o faturamento da indústria teve uma queda real de 0,63%. As exportações devem variar entre US$ 37 bilhões e US$ 40 bilhões neste ano, calcula a entidade. O aumento da população, o crescimento da economia e da renda são fatores determinantes para a demanda de produtos alimentícios. A maioria dos desafios é movida pela natureza única do negócio em que a oferta e a demanda são altamente variáveis. A maior variedade de produtos, sabores e tamanhos de embalagens aumenta a complexidade na previsão, gestão de estoque e programação da produção.

Preços, Mercado, Insumos Alimentícios.

References

BARZEL, Y. Measurement Cost and Organization of Markets. Journal of Law and Economics, 25 April, 1982.

GRACIA, A.; ALBISU, L.M. Consumption patterns in Western Europe. In: Globaliztion ofthe food industry:policy implications. Loader, Henson and Traill (eds) University of Reading.1997.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE/ SIDRA, Índice

Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 - Sistema IBGE de Recuperação de Dados Automática. Disponível em < http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/default.asp> . Acesso em 24 de Abril de 2017.

KLOTZ, E. A Indústria de Alimentação - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) 2007. 10 p. Disponível em . Acesso em 25 de Abril de 2017.

Published

2020-08-21

How to Cite

Pinheiro, W. S., Lima, A. C. F., Leite, A. C. N., Moreira, M. F., Silva, P. B. da, Negreiros, J. K. da S., Souza, J. B. P. de, & Gouveia, C. Q. (2020). Panorama atual do mercado brasileiro de alimentos e bebidas / Current overview of the brazilian food market and drinks. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60482–60487. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-457

Issue

Section

Original Papers