Aplicação da metodologia BIM e dos princípios da construção enxuta em obra comercial / Application of the BIM methodology and the principles of left construction in commercial work

Authors

  • Bacus de Oliveira Nahime Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Alberto Barella Netto
  • Jorge Luis Akasaki
  • Igor Soares dos Santos
  • Danilo Guimarães Almeida
  • Kennedy Morais Guimarães
  • Lorena Araújo Silva
  • Caroline de Abreu Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-437

Keywords:

Bulding Information Modeling, Ferramentas de Gestão, Gerenciamento de Obras, Lean Construction.

Abstract

Mediante às diversas mudanças na construção civil, com o contínuo crescimento da concorrência e como consequência clientes mais exigentes, o planejamento e o gerenciamento de obras são de fundamental importância. Assim, a busca de novas metodologias para os processos bem como, planejar, executar, monitorar e controlar as atividades realizadas na indústria da construção civil, ficam cada vez mais evidentes. Desta forma, a busca da eficiência pelo setor, motivou esse trabalho, que propõe a implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling) em conjunto com as aplicações da Construção Enxuta sugerindo propostas da aplicabilidade do sistema em uma obra comercial, visando ganhos de qualidade, redução de custos e prazos, aumento na agilidade, entre outros. Com as análises realizadas, foi possível verificar as necessidades de intervenção respeitando os princípios da Construção Enxuta. Foi acompanhada a execução da obra, utilizando fichas de verificação de serviço, registros fotográficos, entrevista com operários, comparação com o cronograma físico-financeiro proposto em relação ao realizado, com enfoque na produtividade. Com as modelagens em BIM, foi possível verificar compatibilização dos projetos, desenvolvimento do cronograma físico-financeiro, e quantitativo de materiais. Verificou-se com o desenvolvimento do trabalho que o planejamento e a utilização de ferramentas de gestão melhoraram substancialmente o resultado nas atividades do canteiro de obras, evidenciando melhor produtividade dos serviços desenvolvidos. A partir das ferramentas mencionadas, tais conceitos de gestão promoveram ganhos expressivos na execução das etapas controladas, contribuindo com o desempenho da obra.

 

 

References

CAMPESTRINI, T. F.; GARRIDO, M. C.; MENDES JUNIOR, R.; SCHEER, S.; FREITAS, M. C. D. Entendendo BIM. 1ª. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2015. 51 p.

COSTA, Joyce Dias. Aplicação na Construção Civil de Técnicas e Ferramentas de Planejamento e Controle, Baseados no Conceito da Construção Enxuta. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016, 68 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

GEHRMANN, Andressa Leal. BIM E LEAN: PLANO DE IMPLANTAÇÃO PARA PROCESSOS DE PROJETOS EM UMA CONSTRUTORA DE MÉDIO PORTE. 2017. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2017

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Technical Report No. 72, CIFE. Stanford University, Stanford, 1992.

MATTOS, A. D. Planejamento e Controle de Obras. 1ª ed. São Paulo: PINI, 2010.

SANTOS, M. R. Construção Enxuta: Estudo de Caso de Uma Obra Residencial no Município de Rio Verde – GO. 2018. 68 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, Rio Verde, 2018.

SARCINELLI, W. T. Construção Enxuta Através da Padronização de Tarefas e Projetos. 2008. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Departamento de Engenharia de Materiais de Construção, Universidade Federal de Minas Gerais, Vitória, 2008.

SILVA, Marize Santos Teixeira Carvalho. Planejamento e controle de Obras. 2011. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil). Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

Published

2020-08-21

How to Cite

Nahime, B. de O., Netto, A. B., Akasaki, J. L., Santos, I. S. dos, Almeida, D. G., Guimarães, K. M., Silva, L. A., & Silva, C. de A. (2020). Aplicação da metodologia BIM e dos princípios da construção enxuta em obra comercial / Application of the BIM methodology and the principles of left construction in commercial work. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60187–60194. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-437

Issue

Section

Original Papers