Utilização da farinha da casca de laranja como bioadsorvente em efluentes têxteis / Use of orange peel flour as a bioadhesive in textile effluents

Authors

  • Elibe Silva Souza
  • Ewellyn Silva Souza
  • Marcello Maia de Almeida
  • Fernando Fernandes Vieira
  • Márcia Ramos Luiz
  • Neyliane Costa de Souza
  • Helvia Waleska Casullo de Araújo
  • Weruska Brasileiro Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-430

Keywords:

Farinha, Casca de laranja, Adsorção, Corante.

Abstract

 A deficiência de tratamentos em resíduos sólidos e efluentes é cada vez mais danosa ao meio ambiente. Estudou-se a cinética de adsorção de efluentes têxteis simulados por corantes em um bioadsorvente, a farinha da casca de laranja. O adsorvente foi obtido através da secagem das cascas de laranja em estufa com circulação de ar, utilizando um planejamento fatorial 2² com duas repetições no ponto central, as variáveis definidas foram temperatura/massa e a variável reposta a percentagem de remoção de corante. Os ensaios cinéticos de adsorção foram realizados em banho finito utilizando a biomassa e uma solução de corante reativo comercial Tupy 16 bordô. O modelo para a cinética de adsorção mais adequado foi o pseudo-segunda, apresentando coeficientes de determinação de 0,98 e o estudou mostrou uma eficiência de remoção de 59,7% do corante. A farinha da casca de laranja obtida, a partir dos processos estudados, mostrou-se um promissor e eficiente adsorvente.

References

BARCELLOS, I. O.; CHIARELLO, L. M.; SPENGLER, G.; ROZA, D. E. Treatment of acidic dyes solutions by adsorption in soybean meal. Acta Scientiarum. v. 34, n. 1, p. 97-103, 2012.

CABRAL , M. S. ; MORIS, V. A. da S. Reaproveitamento da borra de café como medida de minimização da geração de resíduos. Xxx Encontro nacional de engenharia de produção. São Carlos-SP, Brasil, outubro de 2010.

CAMARGO, G. A.; HAJ-ISA, N.; QUEIROZ, M. R. de. Avaliação da qualidade de tomate seco em conserva. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.11, n.5, p.521-526, 2007.

FENG, N.; GUO, X.; LIANG, S.; ZHU, Y.; LIU, J. Biosorption of Heavy Metals from Aqueous Solutions by Chemically Modified Orange Peel. Journal of Hazardous Materials, v. 185, pg. 49-54, 2011.

FIORENTIN, L. D.et al. Remoção do corante reativo azul 5G de um efluente têxtil utilizando o bagaço de laranja como adsorvente. In: Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, 1, 2006, Maringá. Anais... Maringá: ENEMP, 2006. CD-Rom.

MILLER, F.; CALDEIRÃO, L.; DORTA, C.; MARINELLI, P. S. Obtenção de Açúcares Fermentescíveis a partir da Casca de Laranja e Bagaço de Cana-de-Açúcar. Revista Analytica, v. 64, pg. 2, 2013.

SILVA, F. R. A. , AMARAL, S. P. Utilização de argilominerais na remoção de Pb (II) em tratamento de efluentes. 2006. XIII SIMPEP – Bauru.

SILVA, H. B. da; PIRES, J. L. Utilização de adsorvente natural da amazônia como bioadsorvente para remoção de metais em soluções aquosas. Ponto de Partida: Revista Acadêmica Discente do Campus de Marabá, nº 3/2014 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

SOUSA, D. D. DE. Produção e avaliação de bioadsorventes obtidos da farinha da casca de banana para a remoção de corantes têxteis em águas residuárias. Dissertação de mestrado/Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, junho de 2015.

ZANONI, M. V. B.; CARNEIRO, P. A. O descarte dos corantes têxteis. Ciência Hoje, v. 29, n. 174, p. 61–64, 2001.

Published

2020-08-21

How to Cite

Souza, E. S., Souza, E. S., Almeida, M. M. de, Vieira, F. F., Luiz, M. R., Souza, N. C. de, Araújo, H. W. C. de, & Ferreira, W. B. (2020). Utilização da farinha da casca de laranja como bioadsorvente em efluentes têxteis / Use of orange peel flour as a bioadhesive in textile effluents. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60101–60109. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-430

Issue

Section

Original Papers