“Pensar no que é certo e no que é errado – dentro da cela – Pensar no que a gente fez”: As vivências dos (as) jovens em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Fortaleza-CE / “Thinking about what's right and what's wrong - inside the cell - Thinking about what we did”: The experiences of young people in fulfilling a socio-educational measure in the city of Fortaleza-CE

Authors

  • Lílian Damaris Alves Monteiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Keliane de Oliveira Sinésio Batista
  • Pedro Igor Araújo da Silva
  • Mariana Lucas de Lucena Lucena
  • Rosalvo Negreiros de Oliveira Júnior
  • Maria Andréa Luz da Silva
  • Francisco Horácio da Silva Frota

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-414

Keywords:

Juventudes, Trajetórias juvenis, Medidas Socioeducativas.

Abstract

Este trabalho, tem por finalidade discutir as vivências do cotidiano dos (as) jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado na cidade de Fortaleza-Ce, conhecendo suas trajetórias e analisando-as para além do senso comum, percebendo suas singularidades. Utilizou-se para atingir o intento pesquisa bibliográfica e documental associada à pesquisa de campo com a técnica de grupo focal. Não obstante, pretendemos demonstrar a aplicação (ou não) daquilo que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como no Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo – SINASE.

 

 

References

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

ATLAS DA VIOLÊNCIA 2018. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180604_atlas_da_v iolencia_2018.pdf. Acesso em 20 de jul. 2018

CEARÁ. Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social. Regimento Interno: Unidades de medida socioeducativa do Estado do Ceará. Governo do Estado do Ceará. 2013.

DIAS, C.C.N.. A produção da disciplina pelo encarceramento. O Público e o Privado (UECE), v. 26, p. 35-51, 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Ed. Vozes. Petrópolis, RJ. 1987.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC. 2008

RIFIOTIS, T. ; DASSI, T. ; VIEIRA, Danielli . Vivendo no veneno: ensaio sobre regimes de moralidade entre “adolescentes em conflito com a lei” cumprindo medida socioeducativa em Santa Catarina. 34º Encontro Anual da ANPOCS. p. 1-29, 2010.

Secretária de Estado da Criança e da Juventude. Práticas de socioeducação in Cadernos de Socioeducação. Curitiba – PR. 2º Ed. 2010.

Published

2020-08-20

How to Cite

Monteiro, L. D. A., Batista, K. de O. S., Silva, P. I. A. da, Lucena, M. L. de L., Júnior, R. N. de O., Silva, M. A. L. da, & Frota, F. H. da S. (2020). “Pensar no que é certo e no que é errado – dentro da cela – Pensar no que a gente fez”: As vivências dos (as) jovens em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Fortaleza-CE / “Thinking about what’s right and what’s wrong - inside the cell - Thinking about what we did”: The experiences of young people in fulfilling a socio-educational measure in the city of Fortaleza-CE. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59902–59907. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-414

Issue

Section

Original Papers