A importância da etapa de planejamento da pesquisa de campo. Estudo de caso para avaliação de sistemas de abastecimento de água das comunidades rurais / The importance of the field research planning stage. Case study for evaluating water supply systems in rural communities

Authors

  • Pedro A. D. de Oliveira
  • Anna V. M. Machado
  • Ricardo P. Gonçalves
  • Daniella M. Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-407

Keywords:

Pesquisa de campo, abastecimento de água, comunidades rurais, instrumentos de coleta de dados.

Abstract

A etapa de planejamento do desenvolvimento da pesquisa de campo é essencial para a delimitação do escopo da pesquisa. É nesta fase que é realizado um levantamento bibliográfico exploratório efetivo, sobre o tema abordado, assim como a obtenção de dados sobre a área a ser estudada, assim como a preparação de instrumentos e ferramentas de coletas de dados a ser utilizados em campo. O levantamento de dados preliminar permite uma maior efetividade na etapa de campo e favorece a obtenção de dados assertivos que possam posteriormente ser utilizados na pesquisa. Este artigo, traz o estudo de caso da preparação para a visita às comunidades rurais que possuem acesso à água através de sistema de abastecimento gerido pela própria comunidade, no Município de Boa Esperança. Como objetivos específicos foram realizados: a pesquisa exploratória, o reconhecimento da área de estudo, a seleção das comunidades a serem visitadas e a preparação de instrumentos a serem utilizados em campo.  A metodologia aplicada apresentou-se muito eficaz e importante no desenvolvimento do estudo e fica evidente a importância da valorização desta etapa para os resultados efetivos obtidos no campo.

References

BARROS, A. J. P & LEHFELD, N. A.de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1997.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS CIDADES. Gasto Público em Saneamento Básico – 2014 BrasíliaSecretaria Nacional de Saneamento Ambiental – SNSA. MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2016.

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. GEOBASES. Disponível em: <http://www.geobases.es.gov.br/publico>. Acesso em: 15 ago. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais>. Acesso em: 6 set. 2016.

MONEZI, Carlos A. A VISITA TÉCNICA COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO AO CURSO DE ENGENHARIA. XXXIII COBENGE, 2005

SIASAR. Manual SIASAR. Disponível em: <http://www.siasar.org/pdf/tecnicos/Manual_SIASAR.pdf?nom=Acuerdo_Firmado&ext=pdf>. Acesso em: 6 set. 2016.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO RURAL SOBRE ÁGUA E SANEAMENTO. Disponível em:< http://www.siasar.org/es/paises/ceara-brazil>. Acesso em: 6 set. 2016.

VIEITES, Ethel G. Atlas de Saneamento 2011: Acesso e qualidade das redes de saneamento segundo unidades da federação. 2011. Atlas, mapas.

Published

2020-08-20

How to Cite

Oliveira, P. A. D. de, Machado, A. V. . M., Gonçalves, R. P., & Costa, D. M. (2020). A importância da etapa de planejamento da pesquisa de campo. Estudo de caso para avaliação de sistemas de abastecimento de água das comunidades rurais / The importance of the field research planning stage. Case study for evaluating water supply systems in rural communities. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59804–59812. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-407

Issue

Section

Original Papers