Reflexões do pesquisador no processo da investigação em educação / Researcher's reflections in the education research

Authors

  • Flávia Kaine Pereira Alves Mineiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lucas Portilho Nicoletti

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-404

Keywords:

Pesquisa educacional, Experiências, Produção científica.

Abstract

O estudo objetivou compreender os desafios do jovem pesquisador no processo da pesquisa, bem como apresentar alguns elementos de experiência acadêmica dos próprios autores; o que serve para pensarmos sobre o mundo concreto do discente/pesquisador. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de viés bibliográfico, caracterizado como uma análise crítica das questões vivenciadas pelo aluno/pesquisador sobre a Pesquisa em Educação. O contexto bibliográfico teve como base os teóricos Chizzotti (2006), Fazenda (2004), Luna (1997), Triviños (1987), dentre outros autores. Ressaltamos que estudos relacionados a esse campo educacional vêm se constituindo ao longo dos anos, anunciando uma maior preocupação dos pesquisadores com o entendimento dos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa científica. Os resultados descreveram as experiências, as dificuldades e as necessidades específicas do jovem pesquisador no processo reflexivo da pesquisa em educação constatando a necessidade de reflexões inerentes a esse campo educacional.

 

References

BIANCHETTI, Lucídio & MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.). A Bússola do escrever; desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Ed. da UFSC. São Paulo: Cortez, 2002.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. cap. 2, p. 33-61.

DESLAURIERS, Jean Pierre; KERISIT, Michele. O delineamento da pesquisa qualitativa. In: POU- PART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p. 127-153.

FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo, Cortez, 2004.

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GAMBOA, Silvio Ancisar Sánchez. Pesquisa Educacional quantidade-qualidade – 8. ed. – São Paulo, Cortez, 2013.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Coleção Educação Contemporânea. 11. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 1996.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2020-08-20

How to Cite

Mineiro, F. K. P. A., & Nicoletti, L. P. (2020). Reflexões do pesquisador no processo da investigação em educação / Researcher’s reflections in the education research. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59760–59772. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-404

Issue

Section

Original Papers