Representações Sociais: Um Estudo sobre suas Contribuições ao Campo Educativo / Social Representations: A Study on their Contributions to the Educational Field

Authors

  • Maurecilde Lemes da Silva Santana
  • Cleusa Vieira da Costa
  • Pedro Humberto Faria Campos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-375

Keywords:

Prática social, Interação, Papel, Perspectiva Psicossocial.

Abstract

Este trabalho aborda reflexões acerca da Teoria das Representações Sociais – TRS e sua relação com a educação. Faz-se necessário por permitir compreender o sujeito social e historicamente situado e analisar as dinâmicas subjetivas que a teoria consente, pois, entende-se que sujeito e contexto são indissociáveis e a educação é um espaço social, no qual sujeitos exercem papéis específicos. Buscamos analisar a TRS e suas contribuições para compreender os conhecimentos interiorizados pelos professores e como estes exteriorizam suas representações na situação da prática, por meio de uma revisão bibliográfica, cujo aporte teórico é composto por estudiosos da área, que dialogam entre si. A perspectiva psicossocial viabiliza os estudos da TRS em várias áreas, devido ao seu caráter transversal e flexível e pela autoridade conquistada pela inovação da Psicologia Social - PS. O professor é um ser social, que vive em um contexto grupal e nesse, partilha uma cultura, conhecimentos, valores, atitudes.

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Published

2020-08-19

How to Cite

Santana, M. L. da S., Costa, C. V. da, & Campos, P. H. F. (2020). Representações Sociais: Um Estudo sobre suas Contribuições ao Campo Educativo / Social Representations: A Study on their Contributions to the Educational Field. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59332–59339. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-375

Issue

Section

Original Papers