Simulação Aplicada no Processo de Pedidos: Estudo de Caso na Empresa “XYZ” / Simulation Applied to the Ordering Process: Case Study at “XYZ” Company

Authors

  • Sidnei Teixeira da Silva Filho
  • Roberto Ramos de Morais

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-346

Keywords:

Teoria das Filas, Simulação, Processo de Pedidos.

Abstract

A simulação é muito empregada para a reprodução de cenários para sistemas produtivos, assim buscando o entendimento das características do referido sistema, propiciando a melhor utilização dos recursos. Neste contexto, será voltado o objetivo geral é estudar a simulação, através de um modelo no software Arena a fim de maximizar os recursos usados no processamento de pedidos. Como o objetivo específico tem o estudo de cenários, a fim de verificar a mudança na utilização dos recursos. O resultado demonstra que houve uma melhor utilização dos recursos, pois com a alteração do cenário continuou produzindo a mesma quantidade que atualmente. Assim mostra a grande importância da simulação e o estudo de cenários para a melhora dos processos produtivos.

References

ALMEIDA, Celio Mauro Placer Rodrigues de; SCHLÜTER, Mauro Roberto. Estratégia Logística. Curitiba: Iesde, 2012. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=yBd2efdJf4MC&pg=PA157&dq=ciclo+de+pedidos+logistica&hl=en&sa=X&ei=kp45Ve_DKYHZtQWgzYHoBw&ved=0CDQQ6AEwAw#v=onepage&q=ciclo de pedidos logistica&f=false>. Acesso em: 23/04/2015.

BERNARDI, Michel Avan. Simulação da Dinâmica Operacional do Processo de Embalagem e Paletização de Steaks Empanados de Frango. 2013. 60 f. TCC (Graduação em Engenharia de Produção), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

CARRIÓN, Edwin. Teoria das Filas Como Ferramenta para Análise de Desempenho de Sistemas de Atendimento: Estudo do Caso de um Servidor da Uece. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada-uece/cefet), Universidade Estadual do Ceará, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Fortaleza, 2007.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A.. Administração de Produção e de Operações: Manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2011.

COSTA, Luciano Cajado. Teoria das Filas. Disponível em: <http://www.deinf.ufma.br/~mario/grad/filas/TeoriaFilas_Cajado.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2015

FIGUEIREDO, Kleber Fossati; FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter. Logística e Gerenciamento da cadeia de Suprimentos: Planejamento do Fluxo de Produtos e dos Recursos. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TAYLOR, David A. Logística na Cadeia de Suprimentos: Uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2005.

Published

2020-08-19

How to Cite

Filho, S. T. da S., & Morais, R. R. de. (2020). Simulação Aplicada no Processo de Pedidos: Estudo de Caso na Empresa “XYZ” / Simulation Applied to the Ordering Process: Case Study at “XYZ” Company. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58965–58974. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-346

Issue

Section

Original Papers