Aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em Laboratório de Ensino em um Curso de Graduação em Química / Application of quality management tools in a Teaching Laboratory at a Chemistry Undergraduate Course

Authors

  • Gabriela de Almeida Menezes
  • Joice Farias do Nascimento
  • Jane Eire Silva Alencar de Menezes
  • Cleia Rocha de Sousa Feitosa
  • Nágila Freitas Souza
  • Ana Carolina de Oliveira Nobre Batista

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-329

Keywords:

Laboratório de Química, Gestão de Resíduos, Meio ambiente.

Abstract

As normas de gestão da qualidade em um laboratório de Química são ferramentas indispensáveis ao controle do uso de equipamentos além do gerenciamento adequado dos resíduos gerados. A preocupação com o descarte inadequado de reagentes químicos na natureza tem instigado estudos que visam tornar a Química uma ciência cada vez mais aliada ao meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo proporcionar melhorias aos usuários do laboratório de ensino em curso de graduação de Química através da implantação de FISPQ dos reagentes químicos, POPs de equipamentos e de instruções para gerenciamento correto dos resíduos químicos produzidos durante as aulas experimentais de Química geral, Orgânica, Analítica e Inorgânica.  As FISPQ proporcionaram maior segurança em relação ao uso de reagentes de alto risco, assim como maior conhecimento em relação ao manuseio de soluções. Com o uso dos POPs, obteve-se sucesso em relação à diminuição dos erros operacionais. Além disso, o gerenciamento dos resíduos permitiu uma maior consciência ambiental pelos usuários, através da destinação correta dos resíduos descartados nas aulas experimentais.

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Published

2020-08-18

How to Cite

Menezes, G. de A., Nascimento, J. F. do, Menezes, J. E. S. A. de, Feitosa, C. R. de S., Souza, N. F., & Batista, A. C. de O. N. (2020). Aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em Laboratório de Ensino em um Curso de Graduação em Química / Application of quality management tools in a Teaching Laboratory at a Chemistry Undergraduate Course. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58743–58756. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-329

Issue

Section

Original Papers