A organização do estoque de uma empresa de suplementos alimentares / The stock organization of a food supplement company

Authors

  • Raul de Sá Amorim
  • Osmildo Sobral dos Santos
  • Priscila Francelina Silva De Souza
  • Marcelo Eloy Fernandes
  • Marcos de Oliveira Morais
  • Márcio Magera Conceição
  • José Flávio Messias
  • Marcelo Tsuguio Okano

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-318

Keywords:

Estoque 1, Custo 2, Lucro 3, Processos Logísticos 4.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo mostrar as funcionalidades dos processos logísticos na empresa Saúde Já.  Foca na gestão de estoques da empresa irá solucionar a problemática de organização do estoque, vencimento dos produtos e o custo pela perda dos mesmos.  Se aprofunda nessa matéria serão trabalhados os tipos de estoque, especialmente o estoque de produtos acabados, sendo que, os produtos estocados estão prontos para a venda e deve ser organizada de tal forma á se respeitar o prazo de validade do produto e, assim, sair os primeiros que estão a vencer. Serão trabalhados conhecimentos que irão direcionar a enxergar o problema e a sua solução, para auxiliar os colaboradores na tomada de decisão dentro da empresa ao ter que fazer as movimentações no estoque. A relevância do estudo é justificada pelo faturamento do comércio varejista no estado de São Paulo que, atingiu R$ 512,8 bilhões somente em 2014, cifra que representa 30% do total de resultado deste segmento. Foi feita uma pesquisa objetiva, utilizado no método hipotético-dedutivo, o que permitiu conhecer o funcionamento mais detalhado da empresa e levantar as hipóteses de soluções para as deficiências encontradas.

References

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BALLOU, R. H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SOUZA, G. Custo e formação de preços, 2016. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/artigo-custos-e-formacao-de-precos. Acesso em: 20/04/2019.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: teoria e prática. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011

FREITAS, R. P. (2008). Controle de Estoque de Peças de Reposição: Revisão da Literatura e um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Industrial, Rio de Janeiro.

GIANESI, I. G. N.; BIAZZI, J. L. Gestão estratégica dos estoques. Revista de Administração, v. 46, n. 3, art. 6, 2011.

GUSMÃO, P. Prestação de serviços logísticos no Brasil: avanços, desafios e perspectivas. São Paulo: FATEC, 2016.

KOLIVER, Olivio. Contabilidade de Custos. Curitiba: Juruá, 2009

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Edição 10ª. Editora Atlas, 2010.

OLIVEIRA, Luís Martins de, et al. Manual de contabilidade tributária: textos e testes com as respostas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PÊGAS, Paulo Henrique. Manual de contabilidade tributária: análise dos impactos tributários das Leis n. 11.638/07, n. 11.941/09 e dos pronunciamentos emitidos pelo CPC. 7. ed. São Paulo: Freitas Bastos, 2011.

ROBLES, L. T. Logística Internacional. 1ª Ed. Rio de Janeiro: SESES, 2015. R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre/SC: Bookman, 2006.

Published

2020-08-18

How to Cite

Amorim, R. de S., Santos, O. S. dos, Souza, P. F. S. D., Fernandes, M. E., Morais, M. de O., Conceição, M. M., Messias, J. F., & Okano, M. T. (2020). A organização do estoque de uma empresa de suplementos alimentares / The stock organization of a food supplement company. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58615–58623. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-318

Issue

Section

Original Papers