Escola pública e o ensino de ciências em uma região quilombola na cidade de joão alfredo / Public school and science education in a quilombola region in the city of joão alfredo

Authors

  • Paula de Melo Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Bruna Maria do Nascimento
  • Rudson Thalles da Silva Soares
  • Thalia Carolina Gomes da Silva
  • Wesley Thaylon dos Santos
  • Luís Fernando Farias da Silva
  • Jorge Ferreira da Silva Júnior
  • Maria Wellingta dos Santos Mélo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-275

Keywords:

Quilombola, Educação, Ciências.

Abstract

Este artigo é parte de um relatório de estágio docente da Universidade Federal de Pernambuco que foi realizado na Escola Municipal Heliodoro Gonçalves de Arruda. A unidade educacional está localizada no povoado de Brejinhos – região quilombola-  no município de João Alfredo. Este mesmo tem como objetivo abordar metodologias lúdicas e com maior dinâmica que foram inseridas no ensino de Ciências nas turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A metodologia é estruturada com base em revisão bibliográfica sobre novas metodologias no ensino de Ciências em regiões quilombolas, observação do comportamento e da evolução das turmas na referida escola com a aplicação das dinâmicas e antes delas. Nota-se o interesse e a afinidade dos alunos com a disciplina, porém não percebiam a importância dela para o seu cotidiano e nem como a mesma se aplica em suas vidas e sempre enfatizam que isso ocorre devido ao grande número de aulas expositivas e poucas aulas práticas ou com dinâmicas diversas. Os discentes apresentam um amplo vocábulo popular em Ciências, sentindo dificuldade na utilização dos nomes científicos nas diversas áreas da disciplina. Logo, durante o estágio ficou explícito a preferência dos alunos por novas atividades como, por exemplo, paródias, apresentações relacionadas com sua cultura, exposição de vídeos da plataforma YouTube; com todas essas ferramentas foi possível desafiar e despertar a curiosidade dos alunos, mostrando que Ciência está em tudo.

 

 

References

BOTELHO, Janete Rodrigues; GOMES, Rosenilda Botelho; RODRIGUES, Claudelmiro Gomes; MACHADO, Samara de Souza; PINTO, Rosiane Botelho; FERREIRA, Rubinaldo Fonseca. A prática do ensino de ciências na escola quilombola Santo André. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 2, p. 8658-8669, 2020. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n2-250.

CACHAPUZ, Antônio. PRAIA, João JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

FEITOSA, Sonia Couto Souza; GADOTTI, Moacir. Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de educação. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

GOMES, Arilson dos Santos. Quilombolas e educação: vivências de ações afirmativas em três regiões brasileiras. Métis História e Cultura, [s.l.], v. 17, n. 33, p.103-133, jun. 2018. Universidade Caixias do Sul. http://dx.doi.org/10.18226/22362762. Disponível em: <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6685/3464>. Acesso em: 26 out. 2019.

Published

2020-08-17

How to Cite

Souza, P. de M., do Nascimento, B. M., Soares, R. T. da S., da Silva, T. C. G., dos Santos, W. T., da Silva, L. F. F., Júnior, J. F. da S., & Mélo, M. W. dos S. (2020). Escola pública e o ensino de ciências em uma região quilombola na cidade de joão alfredo / Public school and science education in a quilombola region in the city of joão alfredo. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58019–58025. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-275

Issue

Section

Original Papers