Como a inclusão da robótica pode auxiliar na educação básica / How Inclusion of Robotics Can Help Basic Education

Authors

  • Ana Cristina Dias Alves Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Valdenice de Jesus Melo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-251

Keywords:

Interdisciplinaridade, Processo de ensino-aprendizagem, Educação básica.

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar a importância da inclusão da robótica na educação básica, dentro da sala de aula. E também de mostrar como o ensino básico pode se tornar mais interessante ao aluno através de atividades práticas modernas, cujo conceito utilize a robótica. Além de despertar a curiosidade do estudante para que este veja a escola como um local interessante não só para o estudo teórico, mas também que mostre algumasaplicações tecnológias que estão dentro de casa. Isso de acordo com os conceitos apresentados por autores como Seymour Papert, Paulo Cesar Gonçalves e Marcia Kniphoff, ela, por sua vez, é uma das autoras do livro “Introduzindo a robótica na escola”. Nele constata-se que o ROBOKIT é uma caixa multicontroladora que tem por finalidade educativa oferecer oportunidade de programação para os estudantes, professores da Educação Básica e de cursos de Licenciaturas, proporcionar aos professores um objeto capaz de relacionar a robótica aos conteúdos e temas transversais trabalhados em sala de aula, oferecer às famílias um equipamento que diverte e auxilia no desenvolvimento da atenção e de sistematização do pensamento e oportunizar ambiente desafiador, no qual os estudantes possam elaborar e testar suas hipóteses. Como resultado espera-se que os alunos desenvolvam autonomia, criatividade e imaginação, cooperação, rapidez e logicidade de pensamento, entre outras diferentes habilidades. Por fim, conforme o desenvolver das buscas pelas informações para a elaboração deste documento, foi possível engrandecer o entendimento da importância do estudo com a presença da robótica em nossas vidas. 

References

Disponível em: <http://www.joseferreira.com.br/blogs/robotica/a-robotica/o-que-e-robotica/> Acesso em 05 set. 2019.

Disponível em: <https://www.positivoteceduc.com.br/blog-robotica-e-stem/o-que-robotica-pode-ensinar-as-criancas/> Acesso em 02 set. 2019.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/ctrlplay/noticia/2019/07/26/ensino-da-programacao-e-robotica-contribui-para-o-desenvolvimento-das-criancas-e-adolescentes.ghtml>. Acesso em 11 set. 2019.

GONÇALVES, Paulo Cesar. Protótipo de um robô móvel de baixo custo para uso educacional. 2007. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, 2007.

KNIPHOFF, Marcia. Et al. Introduzindo a Robótica na Escola. 1ª ed. UNISC: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2013.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São paulo: Editora, Brasiliense, 1985.

SILVA, Akynara. Robótica e educação: Uma possibilidade de inserção sócio-digital. 2010.

Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2010.

Published

2020-08-17

How to Cite

Alves, A. C. D., & Melo, V. de J. (2020). Como a inclusão da robótica pode auxiliar na educação básica / How Inclusion of Robotics Can Help Basic Education. Brazilian Journal of Development, 6(8), 57695–57703. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-251

Issue

Section

Original Papers