Desenvolvimento do Aplicativo Funções Químicas Quiz como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem Aplicado às Aulas de Química / Application Development of Chemical Functions Quiz as a Teaching-Learning Tool Applied to Chemistry Classes

Authors

  • Victor Borges Fernandes
  • Micheline Soares Costa Oliveira
  • Hemilly Sales Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-222

Keywords:

Dispositivos móveis. Aplicativos. Ensino de química.

Abstract

A utilidade pedagógica e a vantagem científica do uso de acessórios tecnológicos no ensino em geral vêm sendo questionada, mas é sua facilidade de manuseio e interatividade que desenvolve as competências cognitivas. Nesse âmbito, os dispositivos de tecnologias móveis, celulares, impulsionaram mudanças e aprendizado. Apesar dos pontos positivos do uso de dispositivos móveis, alguns professores relutam em utilizá-la em sala de aula, e alguns pontos que eles alegam para sua não empregabilidade é a falta de estrutura em algumas escolas, falta de domínio tanto do profissional tanto do discente e falta de tempo devido a sua carga horária. O objetivo deste trabalho foi de elaborar e utilizar o aplicativo Funções Químicas Quiz como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química. Após a criação e utilização do aplicativo pelos alunos do terceiro ano do ensino médio de 4 turmas de duas escolas, uma pública e outra particular, foi aplicado dois questionários, um para avaliar o aplicativo e o outro para avaliar o quiz desenvolvido no site. Tanto o aplicativo desenvolvido quanto o jogo do site Kahoot tiveram boa aceitação por parte dos alunos. Muito embora o uso de dispositivos móveis no ambiente escolar necessite de ajustes, a experiência foi produtiva e engrandecedora.

 

 

References

COSTA, M. M. M. Investigação sobre as novas modalidades de educação no ensino de Química: uso do método Mobile Learning. 2017. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

CUNHA, J. N. F.; HAYNE, L. H.; LAGO, J, A. Interagindo com o Q-Elemento: um Jogo Didático para o Ensino da Tabela Periódica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas Londrina, v. 19, n. 2, p. 241-244, 2018. DOI 10.17921/2447-8733.2018v19n2p241-244,. Disponível em: http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/ensino/article/download/4608/4111. Acesso em: 22 jul. 2019.

DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal Of Instructional Technology And Distance Learning, South Korea, p. 49-52, abr. 2015. Disponível em: <http://www.itdl.org/Journal/Apr_15/Apr15.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2019.

FONTOURA, J. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. Revista Educação, São Paulo, v. 09, maio 2018. Disponível em: <https://www.revistaeducacao.com.br/quais-os-desafios-dos-professores-para-corporar-as-novas-tecnologias-no-ensino/>. Acesso em: 05 jun. 2019.

LIMA, C. A. M.; SILVA, C. P.; ALBUQUERQUE, O. S., Principais aplicativos para smartphones no ensino de química: uma revisão bibliográfica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: [s. n.], 2018. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/274/343. Acesso em: 19 jul. 2019.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], p. 527-538, 5 jan. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28319842_Potencialidades_das_TIC_no_ensino_das_Ciencias_Naturais_-_um_estudo_de_caso/citation/download. Acesso em: 19 jul. 2019.

NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E.. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Cinted: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p.1-9, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2018.

ROLINDO, J. M. R.; REIS, M. A.. ALMEIDA, F. F.; ARANHA, T. C.; MELO, J. M.; CORREIA, S. F.; MEIRELES, G. O. A. B.; MELO, L. B.. Modelo híbrido: possibilidade de ensino no século XXI. Brazilian Journal Of Development, [s.l.], v. 5, n. 9, p. 14262-14279, 2019.

ROMÃO, I. C. Elaboração e aplicação de um jogo sobre drogas como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Química. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

ROSA, R.. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p.214-227, out. 2013. Disponível em: <http://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/710/1007>. Acesso em: 07 jun. 2019.

SANDE, D. & SANDE, D. Uso do Kahoot como ferramenta de avaliação e ensino-aprendizagem no ensino de microbiologia industrial. Holos, v. 1, p.170-179, fev. 2018

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; LEITE, E. A. M.; PONTELLO, L. S. Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada pelo uso de TDIC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21, 2015, Maceió. Anais... Porto Alegre: SBC, 2015, p. 1-17. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5060>. Acesso em: 17 jun. 2019.

Published

2020-08-14

How to Cite

Fernandes, V. B., Costa Oliveira, M. S., & Albuquerque, H. S. (2020). Desenvolvimento do Aplicativo Funções Químicas Quiz como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem Aplicado às Aulas de Química / Application Development of Chemical Functions Quiz as a Teaching-Learning Tool Applied to Chemistry Classes. Brazilian Journal of Development, 6(8), 57314–57323. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-222

Issue

Section

Original Papers