O pensamento algébrico e suas inter-relações com os pensamentos geométrico, aritmético e numérico / Algeric thinking and their inter-relationships with geometric, arithmetic and numerical thoughts

Authors

  • Michael Araújo de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • José Ronaldo Melo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-163

Keywords:

Pensamento, Desenvolvimento, Álgebra, Professor Inter-relações.

Abstract

RESUMO

Esse relato de experiência é fruto das discussões realizadas na disciplina Relações entre o Conhecimento Matemático e a Educação Matemática, oferecido pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre e pela atuação como professor de Matemática na Educação Básica. Faz parte do relato uma abordagem do pensamento algébrico e suas inter-relações com os demais pensamentos matemáticos quando explorados na sala de aula, no ensino infantil e em todas as etapas da Educação Básica, articulado principalmente nos pensamentos: geométrico, aritmético e numérico, como meio para atenuar os reflexos oriundos de problemas na didática do ensino de Matemática. Em contrapartida tivemos como expectativa estimular o desenvolvimento do pensamento algébrico em distinção à visão tradicional do ensino de Álgebra, com ênfase na produção de significados e possíveis compreensões.

 

 

References

BARBOSA, Paula Marcia. O Estudo da Geometria. Rio de Janeira: IBC, 2003;

COLL, César, Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento, Porto Alegre: Artemed, 1994

GROUWS (ed.), Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. New York:

MacMillan;

MASON, J. Expressing generality and roots of algebra. In: BEDNARZ, N., KIERAN, C. &LEE, L. (Eds.). Approaches to algebra, perspectives for research and teaching. London: Bluwer Academic Publishers, 1996.

THOMPSON, A. (1992). Teachers’ beliefs and conceptions: a synthesis of the research, in D. A.

Published

2020-08-13

How to Cite

Oliveira, M. A. de, & Melo, J. R. (2020). O pensamento algébrico e suas inter-relações com os pensamentos geométrico, aritmético e numérico / Algeric thinking and their inter-relationships with geometric, arithmetic and numerical thoughts. Brazilian Journal of Development, 6(8), 56430–56437. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-163

Issue

Section

Original Papers