Prática de interpretação da leitura: um estudo no 5º ano do ensino fundamental numa escola municipal de Roraima / Reading interpretation practice: a 5th grade study in a municipal school in Roraima

Authors

  • Jucilene Oliveira de Sousa
  • Andrea de Lima Siqueira
  • Marcos Vieira Araujo
  • Rosimar Magalhães Santana
  • Paola Suzy da Rocha Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-144

Keywords:

Leitura, Interpretação, Ensino Fundamental.

Abstract

A falta de uma leitura eficiente traz diversos prejuízos para o educando como a má interpretação e a falta de compreensão, dificultando a vida escolar do estudante, independente da disciplina estudada em sala de aula. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal apresentar a importância da prática de interpretação da leitura no processo de ensino e aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e aplicação de um questionário aos docentes que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Jesus de Nazaré, município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se o quanto é importante o incentivo e prática de interpretação da leitura em sala de aula, seja de textos ou questões, independentemente da disciplina que se leciona, pois não se pode deixar esta tarefa apenas para o professor de Língua Portuguesa.

References

ALVES, R. 2004. Interpretar e Compreender. Folha de São Paulo. Disponível em: http//www1.Folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u814shtml. Acesso em: 25/04/2019.

AMARAL, H. 2007. Leitura nas diversas disciplinas I. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossaspublicacoes/revista/artigos/artigo/1343/leitura-nas-diversas-disciplinas-i/. Acesso em: 29/04/2019.

ANDALÓ, A. 2000. Didática de língua portuguesa para o ensino fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo, FDT, 111 p.

BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 12/01/2019.

_______. 1997. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 144p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 12/01/2019.

_______.1998. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 106 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em 12/01/2019.

CABRAL, L. S. 1986. Processos psicolingüísticos de leitura e a criança. Letras de Hoje, v.19, n. 1, p. 7-20.

CORRÊA, J. O. 2012. Práticas de leitura na sala de aula. Evidência, Araxá, v. 8, n. 8, p. 157-164.

FREIRE, P. 1989. A importância do ato de ler: em três artigos que se contemplam. 23ª ed., São Paulo, Autores Associados: Cortez, 49 p. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf

_______. 2000. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1ª ed., São Paulo, Editora Unesp, p. 63. Disponível em: http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?COD_ARQUIVO=17339

_______. 2008. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49 ed., São Paulo, Cortez, 104 p.

GIL. A. C. 2010. Como elaborar projeto de pesquisa. 5.ed., São Paulo, Altas, 200 p.

GUERRA, M. P. R.; VIEIRA, L. B.; ALENCAR, J. G. C. C. 2015. Importância da Leitura: A lacuna entre os documentos oficiais e o currículo da licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Prog. Pós-Grad. Educ., Vitória-ES, v. 21, n. 2, jul./dez., p. 77-97.

LAJOLO, M. 2000. Do mundo da leitura para leitura de mundo. 6. ed., São Paulo, Ática, 112 p.

_______ 2005. Meus alunos não gostam de ler ...: O que eu faço? Disponível em: http://www.peif.ufms.br/downloads/meusalunosnaogostamdeler_lajolo.pdf. Acesso em: 18/04/2019.

LAKATOS, E. M. 2018. Metodologia cientifica. 7ª ed., São Paulo, Gen./Atlas, 373 p.

MARTINS, M. H. 1986. O que é leitura. 6ª ed., São Paulo, Brasiliense, 93 p.

PICANÇO, Z. F.; PEREIRA, F. E. L. 2007. A importância da leitura e sua aplicação no ambiente escolar da educação de jovens e adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aimportancia.pdf. Acesso em: 12/04/2019.

SOUZA, D. F. 2014. O processo de leitura e interpretação nas aulas de Língua Portuguesa à luz da análise do discurso. Revista Acadêmica de Letras-Português. UOX, N. 02, p. 3 – 17.

Published

2020-08-12

How to Cite

Sousa, J. O. de, Siqueira, A. de L., Araujo, M. V., Santana, R. M., & Oliveira, P. S. da R. (2020). Prática de interpretação da leitura: um estudo no 5º ano do ensino fundamental numa escola municipal de Roraima / Reading interpretation practice: a 5th grade study in a municipal school in Roraima. Brazilian Journal of Development, 6(8), 56179–56191. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-144

Issue

Section

Original Papers