Os pressupostos do pensamento complexo na formação continuada de pedagogos em tecnologias e mídias digitais / The assumptions of complex thinking in the continued formation of pedagogues in digital technologies and media

Authors

  • Taís Wojciechowski Santos
  • Marilete Terezinha Marqueti de Araujo
  • Ricardo Antunes de Sá

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-111

Keywords:

Pensamento Complexo, tecnologias educacionais, práticas pedagógicas, formação continuada.

Abstract

O presente artigo tem por finalidade apresentar um relato de experiência de uma formação continuada para a integração das tecnologias e mídias digitais nas práticas escolares, à luz do Pensamento Complexo. Esta ação ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2015 e foi proposta pela Gerência de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba em parceira com a Universidade Federal do Paraná. O público participante foram as pedagogas atuantes nas regionais da educação de Curitiba, responsáveis em articular as ações pedagógicas das escolas municipais da Rede Municipal de Ensino deste município. O objetivo desta formação foi promover a reflexão e o debate acerca da integração das tecnologias e mídias digitais nas práticas escolares de maneira articulada com os pressupostos teóricos do sociólogo francês Edgar Morin. As temáticas discutidas: Cibercultura; Estratégias de integração das tecnologias; Formação Continuada; Infraestrutura; Orientações pedagógicas; Perfil do novo professor e Tecnologia na Escola foram compreendidas como “fios” de uma tapeçaria que influenciam organizacionalmente e recursivamente nas ações pedagógicas para a integração das tecnologias e mídias digitais nas práticas escolares. As pedagogas também perceberam conceitualmente a escola como um sistema complexo e dinâmico.

References

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Published

2020-08-11

How to Cite

Santos, T. W., Araujo, M. T. M. de, & Sá, R. A. de. (2020). Os pressupostos do pensamento complexo na formação continuada de pedagogos em tecnologias e mídias digitais / The assumptions of complex thinking in the continued formation of pedagogues in digital technologies and media. Brazilian Journal of Development, 6(8), 55582–55593. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-111

Issue

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Original Papers