Análise do Estudo de Tempos e Movimentos no setor de lapidação de uma fábrica de vidros temperados / Analysis of the Study of Times and Movements in the cutting sector of a tempered glass factory

Authors

  • Rik Alexandre Correia Costa
  • Janaina Matias de Sousa
  • Alisson Sousa da Silva
  • Cleyson Santos de Paiva
  • Alexandre José Machado Bragança

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-102

Keywords:

Cadeia de Suprimentos, Produção de Soja, Produtividade.

Abstract

O estudo de tempos e movimentos tem como objetivo a determinação da capacidade produtiva de um setor ou de uma linha de produção. A análise da capacidade produtiva e processos produtivos da fábrica é extremamente importante para que os desperdícios de tempos e recursos sejam evitados. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo determinar o tempo padrão e a capacidade produtiva do processo de lapidação de uma empresa de corte e têmpera de vidro, através do estudo de tempos. Os objetivos específicos desta pesquisa estão relacionados com a determinação da capacidade produtiva para auxílio da gerência na tomada de decisão e criação de meta diária. Essa pesquisa possui caráter exploratório, pois advém de um estudo de caso e foram usados como recursos metodológicos deste artigo buscas através de pesquisas bibliográficas e artigos disponíveis em anais de eventos da área de engenharia de produção. Foram realizadas visitas técnicas à empresa para conhecimento do processo produtivo, levantamento de dados e mapeamento do mesmo. Assim, determinou-se a operação a ser estudada. A operação estudada foi no setor de lapidação da fábrica de têmpera do vidro.

References

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho Tradução de Sérgio Luiz Oliveira Assis. 6ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.

CONTADOR, J. C. Gestão de operações: a engenharia de produção a serviço da modernização da empresa. 2ª ed. São Paulo: Editora Blucher, 1998.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. Tradução de José Carlos Barbosa. 8ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MARTINS, P.; LAUGENI, F. Administração da produção. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

PEINADO, J; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UNICENP, 2007.

SANTOS, A. C. O.; MOTA, A. E. A. S. ; SALOMAO, B. H. N. ; ARCHER, R. A. P. ; DAMASCENO, M. A. . Estudo de Tempos e Movimentos: um estudo de caso em uma empresa produtora de picolés na cidade de Belém/PA / Time and Motion Study: a case study in a producer of popsicles in Belém /PA. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 20815-20830, 2020.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

Published

2020-08-11

How to Cite

Costa, R. A. C., Sousa, J. M. de, Silva, A. S. da, Paiva, C. S. de, & Bragança, A. J. M. (2020). Análise do Estudo de Tempos e Movimentos no setor de lapidação de uma fábrica de vidros temperados / Analysis of the Study of Times and Movements in the cutting sector of a tempered glass factory. Brazilian Journal of Development, 6(8), 55480–55492. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-102

Issue

Section

Original Papers