Balanço de produção científica: operacionalização do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) com agricultura familiar / Scaling of scientific production: operating the national school food program (PNAE) with family agriculture

Authors

  • Elariana C. Pedroso Gonçalves Barros
  • Sandro Benedito Sguarezi
  • Krys Ellem Honório Cardoso
  • Anderson Gheller Froehlich
  • José Roberto Rambo
  • Gilmar Laforga
  • Washington José de Souza
  • Marilda de Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-100

Keywords:

PNAE, Alimentação escolar, Merenda escolar, Agricultura familiar.

Abstract

 O balanço de produção, é um procedimento metodológico que vale como importante instrumento a ser utilizado na fase inicial da pesquisa científica. Possibilita identificar produções que abordam a temática pesquisada, com isso é possível fazer um mapeamento das publicações sobre o tema a ser estudado. O objetivo desse artigo é apresentar o balanço de produção das pesquisas disponíveis no banco de dados de livre acesso, na página do Catálogos de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), que enfocam a temática sobre a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com destaque para Alimentação Escolar e Agricultura Familiar. Para o desenvolvimento deste foi realizada análise dos resumos das produções científicas coletadas, com recorte temporal no período entre 2014 a 2018, empregando os descritores: PNAE, Agricultura Familiar, Alimentação Escolar e Merenda Escolar. A realização deste balanço de produção permitiu visualizar um panorama de como os pesquisadores de nosso país têm tratado este tema, revelando que apesar de muitos trabalhos realizados ainda há aspectos a serem investigados, tais como: o fortalecimento de políticas públicas; estudar a coordenação das ações entre os agentes envolvidos no processo, superação da perspectiva burocrática na gestão dos recursos e articulação entre os atores que participam do programa, de modo a superar os desafios apresentados e buscar melhorias para a consolidação de uma política pública que se mostra extremamente importante para a educação brasileira e igualmente para a agricultura familiar.

References

BRASIL. Lei N° 11.947, de 16 de julho de 2009, Programa Nacional de Alimentação Escolar. Planalto Gov, 2009a. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm> Acesso em:10-11-2017.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de Teses. Disponível em: <http://bancodeteses.capes.gov.br>. Acessado em: 15/06/2018.

CARNEIRO, Alexsander Ferreira. Programa Municipal De Alimentação Escolar: análise do processo de gestão e implementação em São Luís – MA. 31/10/2017 138 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, São Luís Biblioteca Depositária: Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA.

FERNANDES, Jose Eduardo. A formação para o trabalho da agricultura familiar camponesa: os limites e desafios nos processos de resistência para a produção e comercialização na cidade de Uberlândia. 04/12/2015 106 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Uberlândia Biblioteca Depositária: UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação &Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002. p.257-272.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2011.

LIMA, Patrícia Rosa Traple: Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Formação dos Professores nos Cursos de Licenciatura do Estado de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, UFSC, Florianópolis, SC 2001.

MILHOMEM, André Luiz Borges; Gentil, Heloisa Salles; AYRES, Sandra Regina Braz. Balanço de produção científica: a utilização das TIC como ferramenta de pesquisa acadêmica. In: Seminário Educação - SemiEdu, UFMT – Cuiabá/MT, 2010.

MORO, Melania; GIANFALDONI, Mônica HelenaTieppo Alves. O processo de pesquisa: iniciação. 2.ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2006.

ROSSO, Debora Cristina Costa de. Responsabilidade da gestão escolar nas escolas públicas estaduais da 27ª CRE do Rio Grande do Sul e a prestação de contas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 22/03/2016 119 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE, Canoas Biblioteca Depositária: Centro Universitário La Salle – Unilasalle

SEVERINO. Antonio Joaquim. Pós-Graduação e pesquisa: o processo de produção e de

sistematização do conhecimento no campo educacional. In.: BIANCHETTI, Lucídio;

MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação escrita de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: Editora da UFSC. São Paulo:Cortez, 2006. (p. 67 – p. 87).

SGUAREZI, S. B.; Et al. Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e a cultura da solidariedade: experiências de autogestão na AMFRUVALE. Brazilian Journals of Development. Curitiba, v. 6, n. 7, p. 42867-42885, jul. 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12576/10554>. Acesso em: 03 jul. 2020.

SODER, Tais Fatima. O processo de gestão da educação alimentar e nutricional em contexto escolar. 28/03/2017 179 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES, Frederico Westphalen Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho.

Published

2020-08-11

How to Cite

Barros, E. C. P. G., Sguarezi, S. B., Cardoso, K. E. H., Froehlich, A. G., Rambo, J. R., Laforga, G., Souza, W. J. de, & Costa, M. de O. (2020). Balanço de produção científica: operacionalização do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) com agricultura familiar / Scaling of scientific production: operating the national school food program (PNAE) with family agriculture. Brazilian Journal of Development, 6(8), 55454–55471. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-100

Issue

Section

Original Papers