Desempenho de rede de abastecimento de água a partir da simulação computacional utilizando o EPANET 2.0 / Performance indicators of water supply network from the computational simulation using the EPANET 2.0

Authors

  • Ana Alice Quintans de Araujo
  • Amanda Raquel Bezerra de Lima
  • Cícero Fellipe Diniz de Santana
  • Sabrina Holanda Oliveira
  • Ruth Silveira do Nascimento
  • Rui de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-084

Keywords:

Operação e manutenção de sistema de distribuição de água, Hashimoto, Pressão.

Abstract

A região Nordeste sofre com escassez prolongada de água e necessita de uma gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água. Para tanto, foi realizada a análise do Índice de Hashimoto para a pressão ao longo de bairros, situados na Zona de pressão B na cidade de Campina Grande-PB. O estudo objetivou simular a variação dos indicadores, traçando a rede de distribuição no software EPANET e determinando os indicadores de confiabilidade, resiliência e vulnerabilidade. A partir desta, observou-se que os bairros Prata e São José possuem comportamento semelhantes com pressões satisfatórias ao longo dos pontos selecionados, entretanto o bairro Centro possui pontos em não conformidade devido sua grande extensão e topografia irregular. A partir desses resultados pode-se concluir que o uso de modelos de simulação da qualidade da água pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água, apoiando as atividades de operação e manutenção do sistema.

References

ARAGÃO, T. G. Transposição das águas do rio São Francisco para a bacia do rio Paraíba: uma avaliação da sinergia e sustentabilidade hídrica utilizando o modelo de rede de fluxo AcquaNet. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Campina Grande. 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12218: Projeto de rede para distribuição de água para abastecimento público. Rio de Janeiro, 1994.

CARVALHO, J. R. M. de, CURI, W. F, CARVALHO, E. K. M. de A, CURI, R. C. Proposta e validação de indicadores hidroambientais para bacias hidrográficas: estudo de caso na sub-bacia do alto curso do Rio Paraíba, PB. Soc. & Nat., Uberlândia, ano 23 n. 2, 295-310, Maio/Agosto. 2011

HASHIMOTO, T. Reliability, Resilience, and Vulnerability Criteria foe water resource system performance evaluation. Water Resources Research, Vol. 18, No.1, pages 14-20, International Institute for Applied Systems Analysis, Laxenburg, Austria. Fevereiro 1982.

MENESES, R. A. Diagnostico operacional de sistemas de abastecimento de água: o caso de Campina Grande. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Campina Grande, 2011.

NASCIMENTO, R. S. Modelo conceitual para a gestão da qualidade da água em sistemas de abastecimento de médio porte. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Campina Grande, 2011.

OLIVEIRA, M. L. de; Desenvolvimento de método para avaliação de desempenho de sistemas de abastecimento de água: aplicação ao caso da rede DF e entorno. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, 2016.

PAIXÃO, M. P, STUDART, T. M. de C, CAMPOS, J. N. B, CARVALHO, R. M. de. Aplicação de indicadores de performance na avaliação de sistemas hídricos: um estudo de caso. XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Curtiba – PR. Novembro de 2003.

Published

2020-08-10

How to Cite

Araujo, A. A. Q. de, Lima, A. R. B. de, Santana, C. F. D. de, Oliveira, S. H., Nascimento, R. S. do, & Oliveira, R. de. (2020). Desempenho de rede de abastecimento de água a partir da simulação computacional utilizando o EPANET 2.0 / Performance indicators of water supply network from the computational simulation using the EPANET 2.0. Brazilian Journal of Development, 6(8), 55257–55269. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-084

Issue

Section

Original Papers