Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review

Authors

  • Marcela dos Santos Barbosa
  • José Luiz de Souza Pio

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-041

Keywords:

Aprendizagem colaborativa, jogos móveis, ensino de ciências.

Abstract

Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.

References

ALL, A.; CASTELLAR, E. P. N.; VAN LOOY, J. Towards a conceptual framework for assessing the effectiveness of digital game-based learning. Computers & Education, v. 88, p. 29-37, 2015.

ARAÚJO, M. A. F. Let's play games! o jogo como atividade interativa e colaborativa na aprendizagem de inglês por alunos adolescentes de uma escola pública. Dissertação de mestrado, 155 f, 2016.

BANO, M.; ZOWGHI, D.; KEARNEY, M.; SCHUCK, S. learning for science and mathematics school education: A systematic review of empirical evidence. Computers & Education, v. 121, p. 30-58, 2018.

BARBOSA, M. S. Um modelo colaborativo para o ensino de química baseado em jogo educacional. Dissertação de mestrado. 114 f, 2019.

BUCHINGER, D; HOUNSELL, M. S. Jogos sérios competitivo-colaborativos: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), p. 275, 2013.

CALIL, P. O professor-pesquisador no ensino de ciências. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.

CASTRO, L.; SOBRINHO, H.; OLIVEIRA, E. H. T.; CASTRO, A.; GADELHA, B. Um Sistema de Recomendac?a?o de Te?cnicas de Aprendizagem Colaborativa. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 260, 2016.

CHENG, M-T.; CHEN, J-H.; CHU, S-J.; CHEN, S-Y. The use of serious games in science education: a review of selected empirical research from 2002 to 2013. Journal of Computers in Education, v. 2, n. 3, p. 353-375, 2015.

DA SILVA, A. C. Educação e as novas linguagens tecnológicas: Aprendizagem colaborativa e construção do conhecimento. Revista Educação Tecnológica, v. 2, n. 1, 2014.

DIAS, N.; ANDRADE, M.; ROSALEN, M. Utilização de jogo digital no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, 2015.

FILHO, L.; BANDEIRA, C.; FILHO, C.; AIRES, J. Aprendizagem colaborativa mediada pelo Squeak. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 781, 2016.

FU, Q.-K.; HWANG, G.-J. Trends in mobile technology-supported collaborative learning: A systematic review of journal publications from 2007 to 2016. Computers & Education, 2018.

GIANNAKAS, F.; KAMBOURAKIS, G.; PAPASALOUROS, A.; GRITZALI, S.; A critical review of 13 years of mobile game-based learning. Educational Technology Research and Development, v. 66, n. 2, p. 341-384, 2018.

KYRIAKIDES, A. O.; MELETIOU-MAVROTHERIS, M.; PRODROMOU, T. Mobile technologies in the service of students’ learning of mathematics: the example of game application ALEX in the context of a primary school in Cyprus. Mathematics Education Research Journal, v. 28, n. 1, p. 53-78, 2016.

KYRIAKIDES, A. O.; MELETIOU-MAVROTHERIS, M.; PRODROMOU, T. Mobile technologies in the service of students’ learning of mathematics: the example of game application ALEX in the context of a primary school in Cyprus. Mathematics Education Research Journal, v. 28, n. 1, p. 53-78, 2016.

MACHADO, L. D. P. Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação de computadores com a utilização de dispositivos móveis. Dissertação de Mestrado. 151 p, 2016.

MACHADO, L. D. P.; BERKENBROCK, C. D. M.; SIPLE, I. Z.; HIRATA, C. M. Utilizando dispositivos móveis para apoiar a aprendizagem colaborativa baseada em problemas. XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, SBSC. Novembro, p. 205-212, 2015.

MAGALHÃES, C. G. C. S.; OLIVEIRA, M. F. B.; LENCASTRE, J. A. O Jogo multimédia como ferramenta de trabalho cooperativo e colaborativo. 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, p. 49-63, 2014.

MASSARO, G. Recursos educacionais abertos e aprendizagem colaborativa: novas perspectivas na construção e utilização de materiais educacionais. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 8, n. 31, p.1-8, 2014.

MASSARO, G. Recursos educacionas abertos e aprendizagem colaborativa: novas perspectivas na construção e utilização de materias educacionais. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 8, n. 31, 2014.

MOURA, E. R. S. De OLIVEIRA, E. H. T. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos. Dissertação de Mestrado, Manaus – AM, 78. f, 2015.

NETO, J. F. B.; DA FONSECA, F. S. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. RENOTE, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2013.

NOKES-MALACH, T. J.; RICHEY, J. E.; GADGIL, S. When is it better to learn together? Insights from research on collaborative learning. Educational Psychology Review, v. 27, n. 4, p. 645-656, 2015.

REIS, H. M.; DE OLIVEIRA, B.; ISOTANI, S.; GASPARINI, I. Investigando os aspectos culturais na formação de grupos da aprendizagem colaborativa: uma revisão da literatura. Cadernos de Informática, v. 8, n. 3, p. 25-29, 2014.

REYCHAV, I.; MCHANEY, R. The relationship between gender and mobile technology use in collaborative learning settings: An empirical investigation. Computers & Education, v. 113, p. 61-74, 2017.

RIBEIRO, P. C.; BRAZ, P.; SILVA, G. F. M.; RAPOSO, A. ComFiM: Um Jogo Colaborativo para Estimular a Comunicação de Crianças com Autismo. In: Proceedings of the X Brazilian Symposium in Collaborative Systems. Sociedade Brasileira de Computação, p. 72, 2013.

ROSYIDA, H. A.; PALMERLEEB, M.; CHENA, K. Deploying learning materials to game content for serious education game development: A case study. Entertainment Computing, v. 26, p. 1-9, 2018.

SCHAEFFER, A. G.; ANGOTTI, J. A. P. Jogos digitais na apropriação de conhecimentos científicos. RENOTE, v. 14, n. 1, p. 1-10, 2016.

SCHÖNIN, R. R. Z. V.; SARTORI, A. S. Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, n. 2, p. 155-163, 2014.

SPAGNOLO, C.; MANTOVANI, A. M. Aprendizagem colaborativa na educação escolar: novas perspectivas para o processo de ensinar e aprender. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 8, n. 30, p. 1-10, 2013.

TELES, L. F. Dimensões da Aprendizagem Colaborativa no Design e Gerenciamento de ambientes online. ARTEFACTUM-Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 1-19, 2015.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. Cengage Learning, São Paulo, 2016.

TRONCARELLI, M. Z.; FARIA, A. A. A aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários. Educação (UFSM), v. 39, n. 2, p. 427-444, 2014.

Published

2020-08-06

How to Cite

Barbosa, M. dos S., & Pio, J. L. de S. (2020). Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review. Brazilian Journal of Development, 6(8), 54735–54749. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-041

Issue

Section

Original Papers