A Utilização do Jogo Didático “Dominó Vegetal’’ Como Instrumento Alternativo para o Ensino de Briófitas e Pteridófitas na Disciplina de Ciências (Relato de Experiência) / The Use of the 'Plant Domino' Didactic Game as an Alternative Instrument for Teaching Briophytes and Pteridophytes in the Discipline of Science (Experience Report)

Authors

  • Adriana Reis Oliveira
  • Tálisson Barbosa Alencar
  • Celiane Reis Oliveira
  • Janaina Costa e Silva
  • Juliana Barros Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-010

Keywords:

Jogo, Ensino, Educação, Aprendizagem.

Abstract

Os recursos didáticos são todos os instrumentos que contribuem e facilitam a aprendizagem do discente, incluído neste, os jogos didáticos são grandes promissores da aprendizagem, uma vez que, possibilita a explicação e revisão do conteúdo abordado de uma forma mais simples e atrativa. Tendo em vista isto, o presente trabalho mostra a importância e contribuição do uso do Jogo Didático “Dominó Vegetal”, como ferramenta educativa e facilitadora no aprimoramento dos conteúdos de Briófitas e Pteridófitas. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, localizada no município de Araguatins – TO, em uma turma do 7º ano na segunda fase do ensino fundamental II, através do período de regência do Programa Residência Pedagógica. Vale ressaltar, que além do uso do jogo didático, expor os assuntos em sala de aula, possibilitando uma argumentação e valorizando os conhecimentos prévios e os questionamentos feitos pelos alunos, possibilita a reconstrução do conhecimento de uma forma mais dinâmica e interativa.

References

BIZZO, N. CIÊNCIAS: fácil ou difícil? Capítulo IV – Orientações Gerais para a Prática do Professor. 1ª edição. São Paulo: Biruta, 2009.

CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. pde. 2014. Versão Online ISBN 978-85-8015-079-7 Cadernos PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_ped_pdp_marcia_cristina_da_silveira_kiya.pdf Acesso em: 22 set. 2019.

CERQUEIRA, J. B; FERREIRA, E. M. B. Recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant. Edição 05. Vol. 6, nº 15. Rio de Janeiro-Dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=47>. Acesso em: 25 Set. 2019

DE SOUZA, Salete Eduardo; DE GODOY DALCOLLE, Gislaine A parecida Valadares. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. 2007.

DE SOUZA, Igor Araújo; RESENDE, Tarcísio Renan Pereira Sousa. Jogos como Recurso Didático-Pedagógico para o Ensino de Biologia. Scientia cum Industria, v. 4, n. 4, p. 181-183, 2017.

DULLIUS, Maria Madalena; MARCHI, M. I.; HAETINGER, C. Metodologias para o ensino de ciências exatas. X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010.

FERNANDES, Naraline Alvarenga. Uso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagem. 2010. . Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141470/000990988.pdf?sequence=1 Acesso em: 22 set. 2019.

GARCIA, Lilian Fialho Costa; NASCIMENTO, P. M. P. O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Uma análise do jogo “descobrindo o corpo humano”. Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-11, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1187-1.pdf Acesso em: 22 set. 2019.

HOERNIG, Ana Marli; PEREIRA, Antonio Batista. Fazendo Aulas de Ciência/Doing Science Classes: How to make them?. Acta Scientiae, v. 5, n. 2, p. 73-80, 2003.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Education paterns in the present times: traditional school and constructivist school. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf Acesso em: 22 set. 2019.

MARTINS, Kenya Da Silva; DA SILVA, Edilene Santos; BEZERRA, Leonardo Mendes. A prática do professor tradicional. Anais V CONEDU, V. 1, 2018, ISSN 2358-8829. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID3302_06092018171644.pdf Acesso em: 22 set. 2019.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996. Disponível em: http://www.academia.edu/download/34607124/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf Acesso em: 22 mai. 2019.

OLIVEIRA, Josenilda Sales de. Ensino tradicional, novo fazer pedagógico e suas influências na educação de jovens e adultos. 2013. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2438/1/PDF%20-%20Josenilda%20Sales%20de%20Oliveira.pdf Acesso em: 22 set. 2019.

PATRIARCHA-GRACIOLLI, Suelen Regina; ZANON, Ângela Maria; DE SOUZA, Paulo Robson. “Jogo dos predadores”: uma proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de ciências e educação ambiental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2008.

PEDROSO, Carla Vargas. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: Congresso Nacional de Educação. 2009. p. 3182-3190.

QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. 2006.

SANTOS, O. K. C; BELMINO, J. F. B. RECURSOS DIDÁTICOS: UMA MELHORIA NA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM. Campina Grande, 2013. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__fde094c18ce8ce27adf61aedf31dd2d6.pdf. Acesso em: 25 Set. 2019

SCHLICKMANN, Luciane; SCHMITZ, Lenir Luft. DA ESCOLA TRADICIONAL Á ESCOLA CONTEMPORÂNEA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. 2018. Disponível em: https://document.onl/documents/da-escola-tradicional-a-escola-contemporanea-de-livros-cadernos-e-do-tradicional.html Acesso em: 22 set. 2019.

WAINER, Jacques et al. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a Ciência da Computação. Atualização em informática, v. 1, p. 221-262, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jacques_Wainer/publication/237601058_Metodos_de_pesquisa_quantitativa_e_qualitativa_para_a_Ciencia_da_Computacao/links/59ccf98da6fdccf8cf34b732/Metodos-de-pesquisa-quantitativa-e-qualitativa-para-a-Ciencia-da-Computacao.pdf Acesso em: 22 mai. 2019.

ZUANON, A. C. A.; DINIZ, Raphael Hermano Santos; NASCIMENTO, Luziane Helena. Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 49-59, 2010.

Published

2020-08-04

How to Cite

Oliveira, A. R., Alencar, T. B., Oliveira, C. R., Silva, J. C. e, & Carvalho, J. B. (2020). A Utilização do Jogo Didático “Dominó Vegetal’’ Como Instrumento Alternativo para o Ensino de Briófitas e Pteridófitas na Disciplina de Ciências (Relato de Experiência) / The Use of the ’Plant Domino’ Didactic Game as an Alternative Instrument for Teaching Briophytes and Pteridophytes in the Discipline of Science (Experience Report). Brazilian Journal of Development, 6(8), 54327–54336. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-010

Issue

Section

Original Papers