Transição dos estudantes do ensino fundamental i para o fundamental II/Transition of students from elementary school i to elementary school II

Authors

  • Juciley Benedita da Silva
  • Elisangela Rodrigues dos Santos
  • Edvaldo Bernardino de Farias
  • Nelson Antunes de Moura

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-008

Keywords:

Formação, Transição escolar, Professores e estudantes.

Abstract

Apresentamos neste trabalho resultado parcial de uma proposta de formação, que se encontra em andamento com professores, sobre a transição dos estudantes do ensino fundamental I para o fundamental II. Tivemos como objetivo trazer por meio da literatura científica um alerta para a necessidade da atenção e envolvimento dos profissionais da educação na mudança em uma das etapas escolares que exige maior dedicação, e acompanhamento dos professores e gestores escolares a fim de propiciar uma adaptação tranquila, de maneira que auxilia o estudante dar continuidade à sua vida escolar sem comprometer seu desempenho cognitivo e afetivo. Dessa maneira, por meio das leituras, discussões e reflexões, buscamos evidenciar quais são as mudanças nessa transição, as possíveis consequências e ações que podem ser desenvolvidas para sanar os impactos nesse rito de mudanças. No desenvolvimento da dinâmica formativa, priorizamos identificar o conhecimento do professor sobre as mudanças, consequências e possíveis ações a serem desenvolvidas com os estudantes, a fim de contribuir com o desempenho na proficiência e na adaptação da nova etapa escolar.

References

ALENCAR, Rubia de Aguiar; SILVA, Lúcia; SILVA, Fábio Arlindo; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes. Ciências & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 159-168, set. 2007.

HAUSER, Suely Domingues Romero. A Transição da 4ª para a 5ª série do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica (1997-2004). 2007. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia da Educação, Educação, Pontifícia Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

PAULA. et al. Transição do 5º para o 6º Ano no Ensino Fundamental: processo educacional de reflexão e debate. Ensaios Pedagógicos, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 33-53, jul. 2018. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/v8/v8-artigo-3-TRANSICAO-DO-5-PARA-O-6-ANO-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf Acesso em: 30 set. 2018.

SCANDELARI, Márcia. Neves. Reflexões em torno do processo da passagem dos alunos da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental. Produção Didático – Pedagógica Unidade Temática, Universidade Federal do Paraná, 2008. Disponível em:

.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1754-8.pdf>. Acesso em 24 jun 2018.

Published

2020-08-04

How to Cite

Silva, J. B. da, Santos, E. R. dos, Farias, E. B. de, & Moura, N. A. de. (2020). Transição dos estudantes do ensino fundamental i para o fundamental II/Transition of students from elementary school i to elementary school II. Brazilian Journal of Development, 6(8), 54304–54310. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-008

Issue

Section

Original Papers