Narrativas visuais de memórias compartilhadas: diálogos entre aprendizagem e rememoração / Visual narratives of shared memories: dialogues between learning and remembering

Authors

  • Roberto Lima Sales
  • Patricia Luciano de Farias Teixeira
  • Mariane Freiesleben

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-616

Keywords:

Educação, Arte, Memória Coletiva, Narrativas Visuais, Comunidade.

Abstract

Esse estudo teve como objetivo compreender e evidenciar as potencialidades educacionais do projeto de extensão, intitulado "Narrativas Visuais: A Vida como Obra de Arte", vinculado ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus Paraíso do Tocantins, que parte de uma ação interdisciplinar nos bairros periféricos da cidade de Paraíso do Tocantins - TO com o intuito de ampliar a aproximação entre estudantes, escola e comunidade para, assim, promover uma prática pedagógica de ensinar e de aprender por meio do diálogo entre gerações, tendo a arte visual, a memória coletiva e o espaço urbano como mediadores. Esse projeto de extensão procurou capacitar, estimular e provocar os participantes a produzirem obras artísticas que dialogam com as memórias individuais e coletivas do seu contexto social, de forma que os saberes e as experiências da comunidade, em especial, dos mais velhos, pudessem ser reconhecidos e incorporados aos dos jovens estudantes, procurando produzir novos saberes e incluir esses estudantes e sua escola no cerne do processo de enraizamento e pertencimento de sua comunidade. Diante desta perspectiva, a prática educativa desta investigação constituiu-se nas perspectivas do diálogo-problematizador de Paulo Freire (1996, 2011a, 2011b), enquanto que o estudo da memória parte das fundamentações de Halbwachs (2004) em referência a memória coletiva, e dos estudos de Nora (1993) no tocante aos lugares de memória. Já a relação entre arte, memória e espaço urbano, articulada nesta pesquisa toma como base teórico-metodológica as perspectivas de Walter Benjamin (1984, 1993a, 1993b) à luz da sua concepção de que a memória constitui-se de um passado atualizado como experiência, tendo a estética e a poética como mediadoras. A metodologia organizou-se a partir de um estudo exploratório de natureza qualitativa, tendo como lócus da pesquisa o espaço urbano e como sujeitos investigados, jovens em situações de vulnerabilidade social que frequentam o ensino médio no IFTO - Campus Paraíso do Tocantins e alguns cidadãos membros da comunidade. Os dados investigados foram obtidos a partir dos enunciados extraídos de interações em oficinas artísticas, em rodas de conversas e em demais práticas da pesquisa de campo. As produções visuais e as narrativas textuais, orais e visuais por elas evocadas também constituíram-se como fontes para a investigação. Os resultados parciais dessa pesquisa apontam que a metodologia do Projeto de Extensão investigado está gradativamente possibilitando aos estudantes tornarem-se capazes de (re)ssignificar e (re)escrever a história do seu próprio tempo e espaço ao passo que aprendem e ensinam criticamente, articulando o passado no novo, um passado atualizado como experiência, o qual se revela não como monumentalização do tempo, mas como revitalização, dignificação e humanização da memória. Evidencia-se, desta maneira, novos caminhos metodológicos que podem contribuir para uma educação interdisciplinar para/pela memória que se destaque como desveladora das tramas sociais.

References

AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

_______. Obras escolhidas I: magia e técnica; arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993a.

_______. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1993b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Storia dell’arte e anacronismo delle immagini. Torino: Bollati Borghieri, 2007.

FERREIRA, José Heleno. A cidade como espaço de educação patrimonial: O direito à história e à memória. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 3, mar., 2020, p. 13802-13816.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 ed. São Paulo. Paz e Terra, 1996.

_______. Educação como prática para a liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2011a.

_______. Pedagogia do Oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2011b.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed., São Paulo: Atlas, 2008.

GONDAR, Jô. Quatro proposições sobre memória social. In: DODEBEI, Vera; GONDAR, Jô. O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa. 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2004.

HOLZER, Werther. Memórias de Viajantes: Paisagens e Lugares de Um Mundo Novo. GEOgraphia (UFF), Niterói, v. 2, n. 3, p. 111-122, 2000.

LEMOS, André. Cibercultura e identidade cultural: em direção a uma cultura copyleft? Contemporânea, v.2, n.2, p.9-22, Dez. 2004.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Tradução de Bernardo Leitão. Campinas: Unicamp, 2003.

NORA, Pierre. Entre a Memória e a História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 2003. p. 7-28.

ROBREDO, Jaime. Da Ciência da Informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus, 2003.

SEPÚLVEDA, Myrian dos Santos. Memória coletiva teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.

TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação; o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2020-07-23

How to Cite

Sales, R. L., Teixeira, P. L. de F., & Freiesleben, M. (2020). Narrativas visuais de memórias compartilhadas: diálogos entre aprendizagem e rememoração / Visual narratives of shared memories: dialogues between learning and remembering. Brazilian Journal of Development, 6(7), 50272–50284. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-616

Issue

Section

Original Papers