Práticas e desafios da didática no ensino superior / Teaching practices and challenges in higher education

Authors

  • Priscila Mendes Graña Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Nicole Miranda de Souza
  • Simone Teixeira da Luz Costa
  • Jaqueline Cabral Soares
  • Gielson Almeida do Sacramento
  • Fernanda de Andrade Carvalho
  • Isabela Machado Sampaio Costa Soares
  • Fabio Santos Santana

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-389

Keywords:

Didática, ensino superior, docência.

Abstract

Neste trabalho tem-se como principal objetivo comentar sobre a prática e os desafios da didática no ensino superior descrevendo a importância dessa estratégia como maneira de buscar por elementos mediadores entre a teoria e a pratica docente. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Percebe-se que a formação didática precisa ser também inclusa na formação de diversos cursos acadêmicos a fim de buscar constante capacitação profissional. Ressalte-se que a formação didática aliada aos conhecimentos específicos possibilita uma abordagem mais enriquecedora dos conteúdos lecionados nos cursos de graduação, possibilitando assim o melhor desenvolvimento do trabalho docente.

 

 

References

CASTRO, A. D. de. A trajetória histórica da didática. Idéias, São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, n.11, p. 17-27, 1991. DIAS, Ana Maria Iorio; BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; SILVA, Joelma Soares da; SILVA, Chirley Lima da. Formação dos docentes em Secretariado das instituições de educação superior do Brasil. In: Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 5, 2013, Teresina. Anais...

FARIA JR. A. G. de. Didática de educação física: formulação de objetivos. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981.

GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

HUBERT, R. História da pedagogia. 3a. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. FERNANDEZ, Consuelo Tereza. Meios educacionais. Brasília: SENAI/DN, 1999.

LARROYO, F. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982. LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 14a. ed. São Paulo: Loyola, 1996. MONROE, P. História da educação. 7ª. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.

NÉRICI, I. G. Didática: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1983. NÓBREGA, Vanessa Sâmela dos Santos; ADELINO, Francisca Janete da Silva. A inclusão do docente de secretariado executivo em programas de pós-graduação stricto sensu: um estudo realizado junto à plataforma Lattes do CNPq. Passo Fundo, p. 76-88, n. 8, 2012. Secretariado Executivo em Revista. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/ser/article/view/3027/2033>. Acesso em: 15 set. 2016.

PERRENOUD, Fhilippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed Editora,1999.

______. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. 24. ed. São Paulo: Ática, 2010.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação docente. IV Congresso Estadual paulista sobre Formação de Educadores. Águas de São Pedro – PS, 30 de maio de 1996.

TOBIAS, J. A. História da educação brasileira. 3a. ed. São Paulo: IBRASA, 1986. VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor de terceiro grau. São Paulo: Pioneira, 1996. VALENTE, José Armando; PEREIRA FREIRE, Fernanda Maria. Aprendendo para a vida: Os computadores na sala de aula. São Paulo: ed Cortes, 2001.

VEIGA, I. P. A. A prática do professor de didática. 1988. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1988. ______. Por dentro da didática: um retrato de três pesquisas. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: didática, formação de professores, trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.47-59.

Published

2020-07-16

How to Cite

Oliveira, P. M. G., Souza, N. M. de, Costa, S. T. da L., Soares, J. C., Sacramento, G. A. do, Carvalho, F. de A., Soares, I. M. S. C., & Santana, F. S. (2020). Práticas e desafios da didática no ensino superior / Teaching practices and challenges in higher education. Brazilian Journal of Development, 6(7), 47324–47334. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-389

Issue

Section

Original Papers