Currículo integrado em saúde: construção coletiva a partir de fóruns de qualificação docente / Health integrated curriculum: collective construction from teacher qualification forums

Authors

  • Magali Teresinha Quevedo Grave
  • Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha
  • Lydia Christmann Espindola Koetz
  • Leonardo de Ross Rosa
  • Maurício Teixeira Nunes
  • Gisele Dhein

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1069

Keywords:

projetos pedagógicos, currículo integrado, metodologias ativas.

Abstract

O objetivodeste artigoé descrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS/Brasil, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a formação em saúde, metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e o perfil do egresso”. Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde.

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Published

2019-01-02

How to Cite

Grave, M. T. Q., Saldanha, O. M. de F. L., Koetz, L. C. E., Rosa, L. de R., Nunes, M. T., & Dhein, G. (2019). Currículo integrado em saúde: construção coletiva a partir de fóruns de qualificação docente / Health integrated curriculum: collective construction from teacher qualification forums. Brazilian Journal of Development, 5(2), 996–1009. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1069

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