Tireoidite de Hashimoto: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-176Keywords:
tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo, autoanticorposAbstract
A Tireoidite de Hashimoto (TH) é uma endocrinopatia autoimune, que se caracteriza pela degradação dos tecidos da tireoide por meio de autoanticorpos. Além disso, é uma doença que ocorre em qualquer sexo e idade, sendo mais prevalente em mulheres e na faixa etária entre 30 e 50 anos. Sabe-se também que a patologia pode cursar de diferentes formas e não ter um quadro clínico tão específico. Por isso, o presente trabalho, por meio de uma revisão integrativa da literatura, teve como objetivo: elucidar as manifestações clínicas, o diagnóstico e o tratamento da Tireoidite de Hashimoto. Foi realizada uma busca nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Eletronic Online (Scielo) e PubMed, por meio dos descritores: “Tireoidite de Hashimoto”, “Hipotireoidismo”, e 8 artigos foram utilizados nesse estudo. Os resultados evidenciaram que no processo de degradação dos tecidos tireoidianos, em um mecanismo compensatório, a TH cursa com hipertireoidismo e, após a destruição dos tecidos, a doença, enfim, assume o hipotireoidismo. Além disso, observou-se que a dosagem de autoanticorpos, TSH e hormônios tireoidianos, a punção aspirativa por agulha fina e a ultrassonografia são métodos diagnósticos eficazes. Por fim, o tratamento preconizado é a monoterapia com Levotiroxina, com orientações imprescindíveis para o uso correto do medicamento.
References
AGUIAR, C. B. DE O., VIEIRA, T. DE L. V., MOURA, L. D. O. M. L., & DE ALMEIDA, P. R. M. N. (2023). O tratamento do hipotireoidismo subclínico pode impactar no risco cardiovascular? Uma revisão narrativa de literatura. Brazilian Journal of Health Review, 6(4), 15484–15492. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n4-119
AKAMIZU, T.; AMINO, N.; DEGROOT, L.J. Hashimoto’s Thyroiditis.
DE CARVALHO, I. L., BARBOSA, C. P., DE AQUINO, I. P., DE ASSIS, J. P. M., PINTO, L. G. L., BORGES, L. P., MACHADO, M. DE A., & BOECHAT, V. T. (2022). Tireoidite de Hashimoto como etiologia prevalente de hipotireoidismo primário: aspectos etiopatogênicos, métodos diagnósticos e condutas terapêuticas / Hashimoto thyroiditis as a prevalent etiology of primary hypothyroidism: etiopathogenic aspects, diagnostic methods and therapeutic conduct. Brazilian Journal of Development, 8(7), 52525–52536. https://doi.org/10.34117/bjdv8n7-255
GUYTON AC, HALL JE. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Ed; 2006.
KUHNERT, B. R. L. Tireoidite de Hashimoto, aspectos fundamentais e importância da diferenciação de métodos diagnósticos de espécies imunológicas e hormonais. Universidade Federal Fluminense - UFF. Niterói, 2013.
MOLINA, E. P. Fisiologia Endócrina, 4ªed. Rio de Janeiro: Lange. 2014.
NISHIDA, I. Tireoidite de Hashimoto: Estudo dos aspectos genéticos e ambientais que podem influenciar sua epidemiologia, com destaque para o consumo excessivo de iodo. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.
YAMASHIRO, I. et al. Achados ultra-sonográficos na tireoidite. Radiologia Brasileira [online]. 2007, v. 40, n. 2, pp. 75-79.