Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos

Authors

  • Camila Carolina da Silva
  • Nádia Dias Gruezo
  • Juliano Francisco da Silva
  • Anielle Memória da Silva França
  • Ana Camila Caetano Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-154

Keywords:

aprendizagem ativa, educação médica, radiologia

Abstract

Nas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências.

References

ALIAGA, L.; CLARKE, S. Rethinking Radiology: An Active Learning Curriculum for Head Computed Tomography Interpretation. Western Journal of Emergency Medicine, v. 23, n. 1, p. 47–51, 1 jan. 2022.

BENTLEY, H. et al. Competency-Based Medical Education in Radiology Graduate Medical Education: Overview and Future Perspectives. RadioGraphics, v. 43, n. 5, p. e220197, 1 maio 2023.

BISWAS, S. S. et al. Current Status of Radiology Education Online: a Comprehensive Update. SN Comprehensive Clinical Medicine, v. 4, n. 1, p. 182, 11 ago. 2022.

CAMPOS, B. M. et al. Revisão integrativa de ferramentas inovadoras para ensino-aprendizagem em anatomia em curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 4, p. e144, 2022.

CARRAMATE, L. F. N. D. et al. Simulation of Image-Guided Intervention in Medical Imaging Education. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, v. 51, n. 2, p. 235–240, jun. 2020.

CATON, M. T.; GLOMSKI, S.; GAVIOLA, G. C. The Radiology Resident as Teaching Consultant: An Innovative Peer-to-Peer Teaching Consultation Service to Strengthen Relationships With Referring Colleagues in the Era of Imaging 3.0. Current Problems in Diagnostic Radiology, v. 50, n. 1, p. 29–33, jan. 2021.

CHEN, D. et al. Review of Learning Tools for Effective Radiology Education During the COVID-19 Era. Academic Radiology, v. 29, n. 1, p. 129–136, jan. 2022.

DE LENG, B.; PAWELKA, F. The cognitive load of the in-class phase of a flipped classroom course on radiology: Could computer support be of help? Medical Teacher, v. 43, n. 2, p. 216–222, 1 fev. 2021.

DINIZ, L. Z. et al. A importância e os impactos futuros da educação continuada a distância no ensino em saúde / The importance and future impacts of continuing distance education in health education. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 1, p. 2220–2226, 4 fev. 2022.

ELSHAMI, W.; ABUZAID, M.; ABDALLA, M. E. Radiography students’ perceptions of Peer assisted learning. Radiography, v. 26, n. 2, p. e109–e113, maio 2020.

EPSTEIN, R. M. Defining and Assessing Professional Competence. JAMA, v. 287, n. 2, p. 226, 9 jan. 2002.

GADDAM, D. S.; AWAN, O. A. Back to the Future: Shortcomings of an Archaic Model for Radiology Lectures. RadioGraphics, v. 40, n. 4, p. 1196–1197, jul. 2020.

HAZELL, L.; LAWRENCE, H.; FRIEDRICH-NEL, H. Simulation based learning to facilitate clinical readiness in diagnostic radiography. A meta-synthesis. Radiography, v. 26, n. 4, p. e238–e245, nov. 2020.

HUANG, J.; BINGHAM, B.; JORDANOV, M. The “Look Ahead” Technique: A Novel Way to Engage Medical Students in the Radiology Reading Room. Academic Radiology, v. 28, n. 2, p. 250–254, fev. 2021.

IOBST, W. F. et al. Competency-based medical education in postgraduate medical education. Medical Teacher, v. 32, n. 8, p. 651–656, ago. 2010.

LARSON, D. B. et al. Transitioning From Peer Review to Peer Learning: Report of the 2020 Peer Learning Summit. Journal of the American College of Radiology, v. 17, n. 11, p. 1499–1508, nov. 2020.

LAWAL, O.; RAMLAUL, A.; MURPHY, F. Problem based learning in radiography education: A narrative review. Radiography, v. 27, n. 2, p. 727–732, maio 2021.

LINDQWISTER, A. L. et al. AI-RADS: An Artificial Intelligence Curriculum for Residents. Academic Radiology, v. 28, n. 12, p. 1810–1816, dez. 2021.

MACÊDO, F. P. N. D.; VILAR, M. J. P.; MACÊDO, M. A. B. N. D. Avaliação em uma residência de radiologia: elaboração de um novo instrumento e experiência inicial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, p. e160, 2021.

METZ, S. K. G. et al. Educação baseada em competências aplicada ao desenvolvimento de formulações / Skill-based education applied to formulation Development. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 5, p. 20807–20820, 5 out. 2021.

REDMOND, C. E. et al. The Integration of Active Learning Teaching Strategies Into a Radiology Rotation for Medical Students Improves Radiological Interpretation Skills and Attitudes Toward Radiology. Current Problems in Diagnostic Radiology, v. 49, n. 6, p. 386–391, nov. 2020.

SERTIC, M. et al. Flipping the Classroom: An Alternative Approach to Radiology Resident Education. Academic Radiology, v. 27, n. 6, p. 882–884, jun. 2020b.

SHU, L. et al. The Time Has Come: a Paradigm Shift in Diagnostic Radiology Education via Simulation Training. Journal of Digital Imaging, v. 34, n. 1, p. 212–227, fev. 2021.

SMEBY, S. S. et al. Aprendizagem expressa baseada em equipe. 2019.

SUGI, M. D. et al. Bridging the gap: interactive, case-based learning in radiology education. Abdominal Radiology, v. 46, n. 12, p. 5503–5508, dez. 2021.

TEICHGRÄBER, U. et al. Structured work-based learning in undergraduate clinical radiology immersion experience. BMC Medical Education, v. 21, n. 1, p. 167, dez. 2021.

TSAI, M.-F.; JAO, J.-C. Evaluation of the effectiveness of student learning and teacher instruction on team-based learning during quality control of diagnostic imaging. Medical Education Online, v. 25, n. 1, p. 1732159, 1 jan. 2020.

WU, Y.; THEORET, C.; BURBRIDGE, B. E. Flipping the Passive Radiology Elective by Including Active Learning. Canadian Association of Radiologists Journal, v. 72, n. 4, p. 621–627, nov. 2021.

Published

2023-11-20

How to Cite

da Silva, C. C., Gruezo, N. D., da Silva, J. F., França, A. M. da S., & Fonseca, A. C. C. (2023). Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos. Brazilian Journal of Health Review, 6(6), 28502–28517. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-154

Issue

Section

Original Papers