Cuidados paliativos: uma revisão sobre o panorama no ensino médico brasileiro

Authors

  • Amanda Bolela
  • Elcio Moreira Alves

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-128

Keywords:

escolas de medicina, ensino, cuidados paliativos, formação

Abstract

Os cuidados paliativos (CP) consistem na assistência promovida ao paciente e aos seus familiares objetivando a melhoria na qualidade de vida no contexto de doenças ameaçadoras à vida, por meio de identificação, prevenção e alívio da dor e do sofrimento. É um tema cada vez mais abordado no meio médico, devido ao aumento da expectativa de vida populacional e ao aumento da prevalência de doenças crônicas. No entanto, é notório o déficit de conhecimento teórico e prático sobre o assunto, uma vez que são minoria as escolas de medicina que tem os CP em suas grades curriculares, o que leva a formação de médicos despreparados para atuarem em situações tão especiais como as que os demandam. O presente estudo é uma revisão integrativa da literatura que busca revisar e demonstrar a realidade do ensino médico brasileiro sobre este tema tão importante. O levantamento bibliográfico foi feito através das plataformas: Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e PubMed, foram analisados e discutidos 11 artigos na íntegra. Conclui-se que, a maioria das escolas de medicina do Brasil não abordam os CP na formação de seus profissionais ou não os abordam de forma prática para a atuação. Apesar disso, a crescente discussão sobre o assunto teve impactos positivos, determinando a inclusão do tema nas Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de Medicina, visando uma mudança no atual panorama apresentando neste trabalho.

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Published

2023-11-16

How to Cite

Bolela, A., & Alves, E. M. (2023). Cuidados paliativos: uma revisão sobre o panorama no ensino médico brasileiro. Brazilian Journal of Health Review, 6(6), 28175–28183. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-128

Issue

Section

Original Papers