Importância do tratamento e documentação de imagens de tomografia computadorizada

Authors

  • Raimundo de Sousa Saraiva
  • Lívio William Sales Parente Filho

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-112

Keywords:

tratamento de imagem, tomografia computadorizada, documentação de imagens, filmes

Abstract

É muito importante se fazer um exame tecnicamente bem feito, saber posicionar o paciente, usar os parâmetros de controle, protocolos, meios de contraste, ter conhecimentos de anatomia, patologias, tudo isso que todos os profissionais devem conhecer. Mas é importante à fase final, ou seja, o desfecho do exame, então deve-se atentar ao tratamento da imagem, para depois documentar, que e a geração do filme. Cada exame de Tomografia Computadorizada é orientado de acordo com as indicações clínicas e com o pedido do médico solicitante. Por isso, a documentação de conter as imagens que melhor descreva a doença em investigação. Dentre as varias formas de registro do exame de Tomografia Computadorizada destaca-se a impressão a laser da imagem em filme, impressão em papel (A3) ou gravações digitais (CD, DVD, etc.). Mas a que prevalece são os filmes. Este trabalho tem como objetivo geral, realizar uma revisão de literatura sobre a importância do tratamento e documentação de imagens de tomografia computadorizada, enfatizado sua implementação, não como uma obrigatoriedade, mas como um auxílio aos profissionais das técnicas radiológicas na finalização dos exames de tomografia computadorizada, o que posteriormente auxiliará também os profissionais médicos em suas tomadas de decisões.

References

BIASOLI JUNIOR, Antonio; MELO, Alessandro Severo Alves de; TESSAROLO, Bernado; FERNANDES, Leandro Lopes; NORO, Fábio; ALCÂNTARA, Eric Belmont de; VIEIRA, Carlos Eduardo Motta. Técnicas Radiográficas: tomografia computadorizada. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.

CARVALHO, Antonio Carlos Pires et al. História da tomografia computadorizada. Revista Imagem, v. 29, n. 2, p. 61-66, 2007.

CRTR-CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DE SÃO PAULO. Tomografia computadorizada: Evolução marcada por gerações. Disponível em <https://crtrsp.org.br/tomografia-computadorizada/> Acesso em 26 de maio de 2023.

EINSTEIN. Achados da COVID-19 identificados na tomografia computadorizada de tórax: ensaio pictórico. São Paulo, 2020 Disponível em: <https://journal.einstein.br/pt-br/article/achados-da-covid-19-identificados-na-tomografia-computadorizada-de-torax-ensaio-pictorico/> Acesso em 27 de maio de 2020.

EINSTEIN. Uma nova realidade: renderização cinematográfica para reconstruções tridimensionais da parede torácica. São Paulo, 2020. Disponível em:<https://journal.einstein.br/pt-br/article/uma-nova-realidade-renderizacao-cinematografica-para-reconstrucoes-tridimensionais-da-parede-toracica/> Acesso em 27 de maio de 2023.

MEURER, Maria Inês; MEURER, Eduardo; SILVA, Jorge Vicente Lopes da; BÁRBARA, Ailton Santa; NOBRE, Luiz Felipe; OLIVEIRA, Marília Gerhardt de; SILVA, Daniela Nascimento. Aquisição e manipulação de imagens por tomografia computadorizada da região maxilofacial visando à obtenção de protótipos biomédicos. Radiologia Brasileira, [S.L.], v. 41, n. 1, p. 49-54, fev. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000100013.

NÓBREGA, Almir Inácio da. Manual de Tomografia Computadorizada. São Paulo: Atheneu, 2005.

VARGAS, Felipe Roth. Radiodiagnostico e Procedimentos Radiológicos2: Técnicas de Impressão 3d na Documentação Complementar em Tomografia Computadorizada. Ponta Grossa-Pr: Atena Editora, 2019. 227 p. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/10/E-BOOK-Radiodiagnostico-e-Procedimentos-Radiologicos-2-.pdf>Acesso em: 20 de abril de 2023.

Published

2023-11-15

How to Cite

Saraiva, R. de S., & Parente Filho, L. W. S. (2023). Importância do tratamento e documentação de imagens de tomografia computadorizada. Brazilian Journal of Health Review, 6(6), 27948–27959. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-112

Issue

Section

Original Papers