Minuto Saúde: a produção de podcasts no meio acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-086Keywords:
podcast, educação continuada, promoção da saúdeAbstract
Introdução: No mundo globalizado, a divulgação de informações ocorre de forma instantânea por meio de mídias digitais. Tal propagação de informações se tornou ainda mais evidente no período pós pandêmico. Nesse sentido, assuntos relacionados à saúde geram muitas dúvidas na população, e podcasts que esclareçam tais dúvidas, podem ser grandes aliados para a divulgação de informações relevantes de cunho científico. Método: Trata-se de um relato de experiência, resultado de um projeto de extensão de uma instituição de ensino superior. O projeto foi realizado no período de fevereiro a agosto de 2023, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. A produção do podcast foi desenvolvida em três etapas, sendo elas: o planejamento e embasamento teórico; a elaboração de roteiros e gravação dos episódios; e, por fim, sua divulgação na plataforma Spotify. Resultados e Discussão: Foram produzidas quatro temporadas de conteúdos na área da saúde, denominadas, Prevenção das hepatites, da anemia, da obesidade e agosto dourado, contendo dois episódios em cada uma delas, totalizando oito episódios. As análises obtidas revelaram maior audiência relacionada a temporada 1. Considerações finais: Ressalta-se que o uso dos podcasts socializam a divulgação de informações, o que favorece a educação em saúde e empoderamento da população quanto ao uso dessas informações de forma adequada.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP). Setembro amarelo. Disponível em: https://www.abp.org.br/search-results-page/setembro%20amarelo?lang=pt.
BRAGÉ, E.G.; RIBEIRO, L. da S. RAMOS, D. B.; FIALHO, I.R.; ROCHA, D.G. da; BUSATTO, C.; LACCHINI, A.J.B. Desenvolvimento de um podcast sobre saúde mental na pandemia de COVID-19: Um relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 11368–11376, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n4-382. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15931
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG (CCS Medicina UFMG). Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio, 2019.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM). Suicídio – informando para prevenir, 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-v . Acesso em 15 mar. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hepatite. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/hepatite. Acesso em: 12 mar. 2023b.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Depressão. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao. Acesso em: 05 ago.2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Qual a diferença entre anemia e leucemia? – BVS Atenção Primária em Saúde. Disponível em: <https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-diferenca-entre-anemia-e-leucemia/> . Acesso em: 24 ago. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da Criança: Passaporte da cidadania. 3ª edição. Brasília, 2021.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Saúde da criança aleitamento materno e alimentação complementar Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica 2 ed Brasília Ministério da Saúde, 184 p il. (Cadernos de Atenção Básica-n 23), 2015.
CASTRO, L.; CONDE, I.; PAIXÃO, G.C. Podcasts exploratórios e colaborativos: oralizando conhecimentos em um curso de graduação à distância. Revista Tecnologias na Educação, n.11, 2014. Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/
CELARINO, A.; STOHR, M. A.L.; BRESCIANI, K.D.; CADORIN, G.A.; GANHOR, J.P. THE use of podcasts as a teaching tool in education: approaches in national journals between 2009 and 2020. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4644
DOS SANTOS, A.M; PASSOS DE V. S, FONTELLES, C.F, MENEZES MAGALHÃES DE, F.G. SOUZA SILVA, C.D. Construção de Podcast sobre autocuidado na promoção da saúde no SUS. Cadernos ESP, Fortaleza-CE, Brasil, v. 16, n. 4, p. 135–138, 2022. DOI: 10.54620/cadesp.v16i4.942. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/942.
FERRI, F.F. Ferri Oncologia e Hematologia - Recomendações Atualizadas de Diagnóstico e Tratamento. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788595150584. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150584/
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Imprensa Universitária, 2012, 40 p. Disponível em: < https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf> . Acesso em 10 agosto 2023.
FREIRE, E.P.A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p. 55-70, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55 .Acesso em: 16 de setembro de 2023.
HOFFBRAND, A.V.; MOSS, P. A H. Fundamentos em hematologia de Hoffbrand. Editora: Artmed, 7ª.ed. 384 p., 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa mostra que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet [citado em: 2021 Ago 28]. Disponivel em: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/abril/pesquisa-mostra-que-82-7-dos-domicilios-brasileiros-tem-acesso-a-internet.
BALLS-BERRY, J.; SINICROPE, P.; VALDEZ, S.M.; BROCKMAN, T.; BOBK; M.; PATTEN; C. Linking Podcasts With Social Media to Promote Community Health and Medical Research: Feasibility Study. JMIR Form Res, v. 24, n. 2(2):e10025, oct. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30684430/
SENDRETE DE CARVALHO OLIVEIRA LEITE, Y.; RANGEL ROSA, K. BERNARDO DE SOUZA, M. C. ; BRAGA LIMA, D.; PEREIRA DE BRITO, T.R. A utilização de podcasts para a conscientização sobre violência contra a pessoa idosa: relato de experiência. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 303-315, 2020. DOI: 10.22481/recuesb.v8i14.7838. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7838. Acesso em: 17 set. 2023.
SILVA DOS SANTOS, E.C.; RODRIGUES LOURENÇO, A. K.; LESSA DE BARROS, E.N.; SANTOS DE FARIAS, P.; MELO, L.F.de.; SILVA ARAUJO, M. G. Contributos teóricos da teoria do autocuidado para a profissão de enfermagem. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, [S. l.], p. 217, 2020. Disponível em: http://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/594. Acesso em: 17 set. 2023.
LENHARO, R.I. CRISTÓVÃO, V. L. L. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 307-335, 2016. Acesso em: 19 de setembro de 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. O impacto da obesidade: Entenda por que as consequências vão muito além das questões de saúde pública. gov.br. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/o-impacto-da-obesidade. Acesso em: 13 nov. 2022.
OLIVEIRA, S.G.; OLIVEIRA, C.A.P.; SILVA, J.L.R. A Educação Sociotécnica e Humana, a Medicação Tecnológica e a Agenda 2030 da ONU. In: Gestão de Recursos Humanos em Saúde Medidos por Tecnologia: Seguindo a Trilha da Inovação. Natal: EDUFRN; 2017. p. 29–59.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Diabetes. https://www.paho.org/pt/noticias/11-11-2022-numero-pessoas-com-diabetes-nas-americas-mais-do-que-triplica-em-tres-decadas#:~:text=Washington%20D.C.%2C%2011%20de%20novembro,novo%20relat%C3%B3rio%20da%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Pan%2D.
PACCELLI, A.F.E. Podcast: natureza, potencialidades e implicações da nova tecnologia na educação brasileira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2019.
PINHEIRO, D.P. Anemia pode virar leucemia? MD. Saúde. Disponível em: https://www.mdsaude.com/hematologia/anemia-leucemia . Acesso em: 24 mar. 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLISMO. O que é Diabetes? Disponível em: https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/ . Acesso em: 13 nov. 2022.
VENDRUSCULO, V.G.; ELY, K.Z.; JOAQUIM, C.S.; MARQUES, B.B; SIMON, E.L.; POSSUELO, L.G. O uso de Podcast como ferramenta de comunicação: auxiliar na educação permanente em saúde. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 10, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122808.