Transtorno do Espectro Autista no adulto universitário: manifestações clínicas e impactos do ambiente acadêmico

Authors

  • Ana Ellen dos Santos Fontinele
  • Emanuelle Lima Vale de Moura
  • Luan Arnon de Melo Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-051

Keywords:

Autismo, universidade, desafios

Abstract

Nos últimos 50 anos, o transtorno do espectro autista (TEA) passou de um transtorno raro e estritamente definido de início na infância para uma condição vitalícia bem divulgada, defendida e pesquisada, reconhecida como bastante comum e muito heterogênea. O TEA, popularmente conhecido como Autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, de apresentações fenotípicas variáveis, porém marcado por déficits na comunicação e interação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento. O presente estudo tem como objetivo é compreender as repercussões do ambiente acadêmico nas manifestações clínicas e sintomatologia do adulto universitário com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional e retrospectivo de abordagem quantitativa sobre as repercussões do ambiente acadêmico nas manifestações clínicas e sintomatologia do adulto universitário com Transtorno do Espectro Autista em estudantes universitários de um centro universitário particular e de uma universidade pública de Teresina- PI que se autodeclarem diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Garantir que o estudante com TEA tenha condições igualitárias na sua vivência acadêmica, como qualquer outro estudante, ainda se configura um desafio, devido os suportes oferecidos pelas instituições serem deficitários, tanto na identificação das necessidades educacionais especiais quanto na proposição de estratégias facilitadoras que contribuíssem com o sucesso desses estudantes na universidade. 

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Published

2023-11-08

How to Cite

Fontinele, A. E. dos S., de Moura, E. L. V., & Cunha, L. A. de M. (2023). Transtorno do Espectro Autista no adulto universitário: manifestações clínicas e impactos do ambiente acadêmico. Brazilian Journal of Health Review, 6(6), 27191–27201. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-051

Issue

Section

Original Papers